Implantes Hormonais

Pontos-Chave
  • Implantes Hormonais são um tipo de contracepção que dura 3 anos
  • Um pequeno cilindro, que libera um tipo de hormônio progesterona, é colocado sob a pele do braço
  • Implantes hormonais NÃO protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

hormonal implant
Implante Hormonal

Implantes hormonais são um tipo de contracepção no formato de um pequeno cilindro, o qual é colocado sob a pele do braço da mulher. O implante impede uma gestação e é efetivo por 3 anos. O implante tem o tamanho de um palito de dente e é feito de um plástico flexível que contém um tipo de hormônio de progesterona chamado de etnogestrel.

A cada 100 mulheres que usam Implante Hormonal:
Uso típico: 1 mulher ou menos engravida icon representing less than 1 pregnant woman
Uso Perfeito: 1 mulher ou menos engravida icon representing less than 1 pregnant woman

Como que o implante hormonal funciona?

Quando colocado sob a pele, o cilindro libera lentamente pequenas quantidades do hormônio progesterona chamado “etnogestrel”. Este suprime a glândula pituitária, impedindo a ovulação pelo ovário. O implante precisa ser inserido por um médico. Implantes hormonais impedem uma gestação por:

  • Impedir a ovulação pelo ovário
  • Mudar o muco cervical (tornando-o mais espesso) impedindo com que o esperma atinja o óvulo
  • Mudar a linha endometrial

Nexplanon® é um tipo de implante hormonal disponível nos Estados Unidos. Outros implantes hormonais como o Norplant e Norplant II não estão mais disponíveis nos Estados Unidos, mas podem estar disponíveis em outros países.

Quando o implante hormonal pode ser inserido?

O tempo da inserção é importante para impedir uma gravidez. Ele é usualmente inserido nos primeiros sete dias do ciclo menstrual ou quando você estiver sob efeito do contraceptivo oral ou Depo-Provera®. Seu médico avisará quando deverá consultar. Um teste de gravidez de rotina é geralmente realizado antes do procedimento.

Quando o implante hormonal começa a funcionar?

O implante hormonal começa a prevenir uma gestação em torno de 24 horas após a inserção desde que colocado no seu braço dentro dos primeiros 7 dias do ciclo menstrual. Caso contrário, você precisará usar preservativo por 7 dias.

Por quanto tempo o implante hormonal fica no braço?

O Nexplanon® funciona por até 3 anos. Se até lá você estiver satisfeita com esse tipo de método contraceptivo e seu médico concordar que esta é ainda uma boa opção para você, o implante antigo é removido e um novo pode ser inserido.

Como é o procedimento?

Antes do procedimento: Você será solicitada a ler e assinar um termo de consentimento, o qual dá ao seu médico a permissão para inserir o implante hormonal.

O procedimento: Medicação anestésica é aplicada no seu braço (aonde o implante será inserido) para diminuir o desconforto. Veja a foto. Depois, utilizando um insertor especial, seu médico empurrará o implante (cilindro) através de uma agulha sob a pele. Este pequeno procedimento dura em torno de 5 minutos.

Após a inserção do implante: Seu médico irá explicar os cuidados que deverá ter e colocará dois curativos. Mantenha o curativo superior por 24 horas. Deixe o curativo menor por 3-5 dias, mantendo-o limpo e seco.

Qual é a efetividade do implante hormonal?

Os implantes hormonais são mais do que 99% efetivos. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam implantes hormonais, menos de uma engravidará dentro de 1 ano. Os implantes hormonais não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Preservativos devem ser utilizados.

Você pode sentir ou ver o implante hormonal?

Geralmente, você não consegue ver o implante sob a pele. Entretanto, em mulheres magras, o contorno do implante poderá ficar visível. Pode ser possível sentir o implante hormonal no seu braço, mas não deve doer.

Os implantes hormonais têm algum outro benefício além de proteger contra uma gravidez?

Sim. Implantes hormonais podem ocasionar menstruações leves, ou ausência de menstruação, diminuição da chance de anemia (diminuição das células vermelhas no sangue) e diminuição das cólicas e dores.

Onde eu posso obter os implantes hormonais?

Seu médico deve inserir o implante hormonal. Nos Estados Unidos, o custo gira em torno de $280-$700 dólares. Alguns seguros de saúde podem cobrir parte ou todo o custo.

Qualquer mulher pode colocar implante hormonal?

Não. Implantes hormonais não podem ser colocados em mulheres que:

  • Estão grávidas
  • Apresentam algum sangramento vaginal sem causa aparente
  • Apresentam doença hepática grave
  • Têm câncer de mama

Algumas medicações podem diminuir a efetividade dos implantes. Se você usa medicações antiepilépticas, ervas, suplementos dietéticos e/ou vitaminas, avise seu médico.

Os implantes hormonais causam algum efeito colateral?

Existem alguns efeitos colaterais possíveis dos implantes hormonais. Eles são diferentes para cada mulher. O efeito colateral mais comum é irregularidade menstrual. O sangramento é geralmente mais leve e não é preocupante. Se você apresentar irregularidade menstrual e isso a incomoda, avise seu médico.

Se você apresentar sangramento intenso, observe a quantidade de absorventes que usar e avise seu médico imediatamente.

Outros efeitos colaterais possíveis são:

  • Dores de cabeça
  • Ganho de peso (você pode ajudar a manter o seu peso com uma alimentação saudável e exercício físico regular)
  • Perda de cabelo
  • Acne
  • Mudanças de humor, como depressão e ansiedade

Devo me preocupar se minha menstruação cessar?

Não. Algumas mulheres param de menstruar após colocarem o implante. Isso não é razão para se preocupar. Apenas significa que os ovários estão descansando e não estão ovulando todos os meses. Quando os ovários não ovulam, o endométrio não fica espessado. Logo, não há sangramento menstrual. Os ciclos menstruais retornam ao normal, após o implante ser removido. Converse com seu médico, ele irá decidir se precisará de um teste de gravidez.

E se eu apresentar problemas com o implante hormonal?

Converse com seu médico se tiver dúvidas ou preocupações, especialmente se estiver apresentando:

  • Menstruações intensas ou longas
  • Dor de cabeça de início recente
  • Vermelhidão, inchaço ou sangramento em torno da área na qual o implante foi inserido

O implante hormonal não é a melhor opção ou a escolha para todo mundo. Você sabia que poderá ter o implante removido a qualquer momento? Nunca, em nenhuma situação tente retirar o implante sozinha! O implante DEVE ser removido pelo seu médico!

O que acontece após 3 anos, quando for a hora de remover o implante?

Você deverá marcar uma consulta com seu médico.

Eu poderei engravidar após ter o implante removido?

Sim, você ficará fértil após o implante ser removido.