Injeções Hormonais de Estrogênio/Progesterona

Pontos-Chave
  • Injeções hormonais de estrogênio/progesterona são muito efetivas na prevenção de uma gravidez.
  • Injeções de estrogênio/progesterona estão disponíveis em alguns países, mas não no Canadá e nos Estados Unidos
  • O efeito colateral mais comum das injeções hormonais combinadas é sangramento menstrual irregular nos primeiros 3-6 meses. Sangramento irregular e de escape podem continuar.
  • This guide in English

vaccine

Mesigyna®  (Norigynon, Mesigyna Instayect, Mesygest e No 3 Norigynon injetável) e Cyclofem®  (Lunelle, Cyclofemina, Feminena, Navafem, Lunella e Cyclo-Provera) são duas marcas desses hormônios. Injeções de Cyclofem®   e de Mesigyna®  contém formas sintéticas (fabricadas) dos hormônios estrogênio e progesterona (produzidos pelo nosso corpo). Os hormônios suprimem nossa glândula pituitária, o que impede a ovulação. Sem a ovulação, a gestação não acontece. As injeções também modificam a camada do endométrio no útero e o muco do colo do útero. Com a modificação do muco cervical, há o aumento da dificuldade para o esperma alcançar o óvulo. As injeções hormonais de estrogênio e progesterona são muito efetivas em prevenir uma gestação (veja o quadro abaixo).

A Mesigyna® e as marcas similares foram aprovadas em mais de 35 países, incluindo (mas não limitadas) a America Latina, o Caribe, partes da África, Turquia e Ásia. O Cyclofem®  está disponível em aproximadamente 18 países, incluindo a América Latina, China e México. Nenhum dos produtos está disponível nos Estados Unidos e Canadá.

A cada 100 mulheres que usam injeções de estrogênio/progesterona
Uso Típico: 6 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 1 ou menos mulher engravida icon representing less than one pregnant woman

Existem efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® e Mesygina®?

Existem possíveis efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® ou Mesygina®. Eles podem ser diferentes para cada mulher.

Eles incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares – mais longos ou mais curtos, mais intensos ou mais leves
  • Ausência de fluxo menstrual
  • Dor de cabeça
  • Ganho de peso (a maioria das mulheres não ganham peso, mas aquelas que ganham, ganham em média 1,8 Kg por ano. Você pode ajudar a manter seu peso mantendo uma alimentação saudável e realizando exercícios físicos regulares).
  • Dor mamária
  • Ansiedade
  • Trombose venosa (raro, mas sério)

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, converse com seu médico.

 

Com que frequência devo aplicar as injeções de Cyclofem® ou Mesygina®?

As injeções de Cyclofem® e Mesygina® proporcionam proteção por um mês contra uma gestação. Portanto, você deve aplicar uma injeção por mês para obter a maior proteção. As injeções devem ser aplicadas a cada 28-30 dias. Se o intervalo entre as injeções for maior do que 33 dias, as injeções não são tão efetivas. A primeira injeção é dada dentro de 5 dias após o primeiro dia da menstruação, dentro de 7 dias após a parada do contraceptivo oral, ou 11-13 semanas após a última dose de Depo-Provera®.

Eu ficarei menstruada enquanto estiver tomando Cyclofem® ou Mesigyna®?

Algumas mulheres tem ciclos menstruais regulares, outras tem ciclos irregulares (especialmente no início), e outras param de menstruar enquanto usando Cyclofem® ou Mesigyna®. Não é um problema de saúde se você não estiver menstruando, isso só significa que seus ovários estão em repouso e o endométrio do útero não cresce; logo, não há sangramento menstrual. Você voltará a menstruar após parar de usar Cyclofem®ou Mesigyna®.

Qualquer mulher pode usar Cyclofem® ou Mesigyna®?

Não. Cyclofem® não pode ser usada por mulheres que:

  • Estiverem grávidas
  • Tiverem uma doença ou problema hepático
  • Tiverem trombose venosa ou história de trombose
  • Tiverem pressão muito alta
  • Tiverem enxaquecas fortes
  • Tiverem certos tipos de doenças cardíacas

Se você estiver interessada em usar Cyclofem ou Mesigyna, e viver em regiões nas quais há disponibilidade do método, seu médico fá uma consulta de revisão e perguntará sobre sua história médica e sua história familiar. Desse modo, seu médico irá saber  se essas injeções são um bom tipo de método contraceptivo para você.

Quais são as diferenças entre as injeções de Depo-Provera® e  de Cyclofem® ou Mesigyna®?

A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®. Entretanto, Cyclofem® e Mesigyna® causam menos irregularidades menstruais do que a Depo-Provera®. Existem menos relatos de amenorreia (ausência de menstruação), sangramento eventual, sangramento irregular, e sangramento menstrual mais longos nas usuárias de Cyclofem® e Mesigyna® do que nas de Depo-Provera®. Além disso, a fertilidade (estar apta a engravidar) retorna mais rápido com Cyclofem® e Mesigyna® do que com Depo-Provera®. Com a Depo-Provera® há a possibilidade de diminuição de massa óssea, mas isso não é um problema com Cyclofem® e Mesigyna®. Converse com seu médico sobre qual é a melhor escolha para você.