Pontos-Chave
- Injeções hormonais de estrogênio/progesterona são muito efetivas na prevenção de uma gravidez.
- Injeções de estrogênio/progesterona estão disponíveis em alguns países, mas não no Canadá e nos Estados Unidos
- O efeito colateral mais comum das injeções hormonais combinadas é sangramento menstrual irregular nos primeiros 3-6 meses. Sangramento irregular e de escape podem continuar.
Mesigyna® (Norigynon, Mesigyna Instayect, Mesygest e No 3 Norigynon injetável) e Cyclofem® (Lunelle, Cyclofemina, Feminena, Navafem, Lunella e Cyclo-Provera) são duas marcas desses hormônios. Injeções de Cyclofem® e de Mesigyna® contém formas sintéticas (fabricadas) dos hormônios estrogênio e progesterona (produzidos pelo nosso corpo). Os hormônios suprimem nossa glândula pituitária, o que impede a ovulação. Sem a ovulação, a gestação não acontece. As injeções também modificam a camada do endométrio no útero e o muco do colo do útero. Com a modificação do muco cervical, há o aumento da dificuldade para o esperma alcançar o óvulo. As injeções hormonais de estrogênio e progesterona são muito efetivas em prevenir uma gestação (veja o quadro abaixo).
A Mesigyna® e as marcas similares foram aprovadas em mais de 35 países, incluindo (mas não limitadas) a America Latina, o Caribe, partes da África, Turquia e Ásia. O Cyclofem® está disponível em aproximadamente 18 países, incluindo a América Latina, China e México. Nenhum dos produtos está disponível nos Estados Unidos e Canadá.
A cada 100 mulheres que usam injeções de estrogênio/progesterona | |
Uso Típico: 6 mulheres engravidam | |
Uso Perfeito: 1 ou menos mulher engravida |
Existem efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® e Mesygina®?
Existem possíveis efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® ou Mesygina®. Eles podem ser diferentes para cada mulher.
Eles incluem:
- Ciclos menstruais irregulares – mais longos ou mais curtos, mais intensos ou mais leves
- Ausência de fluxo menstrual
- Dor de cabeça
- Ganho de peso (a maioria das mulheres não ganham peso, mas aquelas que ganham, ganham em média 1,8 Kg por ano. Você pode ajudar a manter seu peso mantendo uma alimentação saudável e realizando exercícios físicos regulares).
- Dor mamária
- Ansiedade
- Trombose venosa (raro, mas sério)
Se você apresentar qualquer um desses sintomas, converse com seu médico.
Com que frequência devo aplicar as injeções de Cyclofem® ou Mesygina®?
As injeções de Cyclofem® e Mesygina® proporcionam proteção por um mês contra uma gestação. Portanto, você deve aplicar uma injeção por mês para obter a maior proteção. As injeções devem ser aplicadas a cada 28-30 dias. Se o intervalo entre as injeções for maior do que 33 dias, as injeções não são tão efetivas. A primeira injeção é dada dentro de 5 dias após o primeiro dia da menstruação, dentro de 7 dias após a parada do contraceptivo oral, ou 11-13 semanas após a última dose de Depo-Provera®.
Eu ficarei menstruada enquanto estiver tomando Cyclofem® ou Mesigyna®?
Algumas mulheres tem ciclos menstruais regulares, outras tem ciclos irregulares (especialmente no início), e outras param de menstruar enquanto usando Cyclofem® ou Mesigyna®. Não é um problema de saúde se você não estiver menstruando, isso só significa que seus ovários estão em repouso e o endométrio do útero não cresce; logo, não há sangramento menstrual. Você voltará a menstruar após parar de usar Cyclofem®ou Mesigyna®.
Qualquer mulher pode usar Cyclofem® ou Mesigyna®?
Não. Cyclofem® não pode ser usada por mulheres que:
- Estiverem grávidas
- Tiverem uma doença ou problema hepático
- Tiverem trombose venosa ou história de trombose
- Tiverem pressão muito alta
- Tiverem enxaquecas fortes
- Tiverem certos tipos de doenças cardíacas
Se você estiver interessada em usar Cyclofem ou Mesigyna, e viver em regiões nas quais há disponibilidade do método, seu médico fá uma consulta de revisão e perguntará sobre sua história médica e sua história familiar. Desse modo, seu médico irá saber se essas injeções são um bom tipo de método contraceptivo para você.
Quais são as diferenças entre as injeções de Depo-Provera® e de Cyclofem® ou Mesigyna®?
A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®. Entretanto, Cyclofem® e Mesigyna® causam menos irregularidades menstruais do que a Depo-Provera®. Existem menos relatos de amenorreia (ausência de menstruação), sangramento eventual, sangramento irregular, e sangramento menstrual mais longos nas usuárias de Cyclofem® e Mesigyna® do que nas de Depo-Provera®. Além disso, a fertilidade (estar apta a engravidar) retorna mais rápido com Cyclofem® e Mesigyna® do que com Depo-Provera®. Com a Depo-Provera® há a possibilidade de diminuição de massa óssea, mas isso não é um problema com Cyclofem® e Mesigyna®. Converse com seu médico sobre qual é a melhor escolha para você.