Contracepção de Emergência (CE)

This guide in English Esta guía en Español
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Girl taking a pillContracepção de Emergência (CE) é um método de controle de natalidade reservada apenas após relações sexuais desprotegidas. Mesmo sendo comumente chamada de “a pílula do dia seguinte”, existem tanto uma pílula quando um dispositivo intrauterino que podem ser usados dentro de 5 dias (120 horas) após relação sexual desprotegida. Entretanto, quando mais cedo você usar, mais efetivo será.

Quando uma mulher deve usar contracepção de emergência?

A contracepção de emergência (CE) deve ser usada se:

  • Você manteve relações sexuais desprotegidas, o que significa que seu parceiro não usou preservativo e você não está usando outro método contraceptivo (pílula, DIU, Implanon, etc)
  • Você se esqueceu de tomar sua pílula contraceptiva, usar o anel vaginal ou o adesivo transdérmico (e você está transando)
  • O preservativo do seu parceiro furou ou escorregou enquanto vocês estavam transando
  • Você foi forçada a ter relação sexual desprotegida (estupro)

Como a contracepção de emergência funciona?

A medicação funciona liberando uma quantidade grande de hormônios, impedindo a ovulação. A ovulação é o momento do ciclo menstrual mais provável de se engravidar. É importante lembrar que a CE NÃO confere proteção contínua contra gravidez durante o resto do ciclo menstrual. O DIU de cobre funciona prevenindo a fertilização e, se deixado no útero, continuará protegendo contra gestação por 10 anos até ser removido pelo seu médico.

É importante lembrar que a CE não confere proteção contínua contra gravidez durante o resto do ciclo menstrual. Você não deve ter relação sexual ou deve usar método de barreira, como o preservativo.

A contracepção de emergência (CE) causa aborto?

Não. A contracepção de emergência não funciona se você já estiver grávida. CE NÃO causa aborto.

Nomes de CE com os quais você deve se familiarizar:

  1. Levonogestrel (pílulas de 1.5mg) Plan B One-Step™, Next Choice One Dose®, MyWay®, AfterPill™. Estão disponíveis no balcão sem prescrição médica. No pacote, está orientado para usá-la dentro de 3 dias (72 horas), mas tem-se visto que é efetiva em até 5 dias após relações sexuais desprotegidas. Entretanto, a CE é mais efetiva quando usada o quanto antes.
  2. Acetato de Ulipristal (30mg) é o Ella™ (acetato de urlipristal ou UPA). É uma pílula (dose única) que pode ser tomada de 5 a 120 horas após relação sexual desprotegida. Prescrição médica é necessária. Em muitos casos, um teste de gravidez é também necessário. Em alguns estados, o farmacêutico pode vender o Ella™ sem prescrição. O Ella™ também pode ser comprado online após uma consulta por telefone, entretanto, provavelmente será mais caro e você terá a inconveniência do tempo da entrega. Por favor, esteja ciente de que as farmácias online não podem entregar o Ella™ por correspondência para certos estados, incluindo: Arkansas, Missouri, Carolina do Norte e Oregon.
  3. Dispositivo Intrauterino de Cobre: DIU de Cobre T ParaGard® é um dispositivo de cobre pequeno que pode ser colocado no útero (através da vagina) e, não só previne contra uma gestação emergencialmente, mas também contra gestações futuras caso seja mantido dentro do útero. É a opção mais efetiva, especialmente em obesas. O Dispositivo Intrauterino de Cobre pode ser inserido no útero de uma mulher na maioria das clínicas de planejamento familiar, e caso a mulher não apresentar nenhum sinal de infecção vaginal ou uterina, poderá ser colocado imediatamente.
  4. Outras Pílulas Hormonais Contraceptivas. Algumas pílulas contraceptivas podem ser prescritas em duas dosagens altas (com 12 horas de intervalo) pelo médico. Esse tipo de CE deve ser usado dentro de 72 horas após relações sexuais desprotegidas.

Qual é a eficácia da contracepção de emergência?

É importante lembrar que a contracepção de emergência nem sempre funciona. Não é garantido que a gestação será prevenida. Hormônios orais usados para contracepção de emergência diminuem o risco de gestação em 89%. O risco de engravidar depende da fase do seu ciclo menstrual que você teve relação sexual e do tipo de contracepção que você usou. Será mais provável de você engravidar por volta do momento da ovulação.

A melhor maneira de se prevenir uma gestação é com o uso regular de um método contraceptivo como preservativos, pílulas contraceptivas, ou um implante ou DIU, ou não ter relação sexual.

A contracepção de emergência (CE) é segura?

Sim. Milhões de mulheres têm usado contracepção de emergência (CE) sem problemas.

A contracepção de emergência (CE) causa defeitos no bebê?

A contracepção de emergência não causa defeitos no bebê ou afeta a saúde futura de uma criança que a mulher poderá ter.

A contracepção de emergência (CE) tem algum efeito colateral?

A CE é bem tolerada e os efeitos colaterais são geralmente ausentes ou leves. Os efeitos colaterais mais comuns incluem náusea e sangramento irregular. Outros efeitos colaterais menos comuns incluem: vômitos, sensibilidade mamária, cansaço, tontura, dor de cabeça, e cólicas menstruais. Algumas mulheres podem reclamar de náuseas moderadas e vômitos se as pílulas contraceptivas comuns forem usadas (para CE). Efeitos colaterais da contracepção de emergência (quando utilizado pílulas contraceptivas comuns) geralmente desaparecem em 1-2 dias. Existem alguns remédios no balcão que você poderá utilizar (Dramamine II ou Bonine) para náuseas.

Onde eu posso obter contracepção de emergência?

Nos Estados Unidos, qualquer mulher pode adquirir Plan B One-Step™ na maioria das farmácias sem prescrição. Mulheres podem adquirir Next Choice ® a partir dos 17 anos de idade sem prescrição. Você também pode obter o Ella™ (acetato de Ulipristal) em uma farmácia, mas necessitará de prescrição. Para o DIU de cobre, você precisará consultar em uma clínica, com seu médico ou num consultório de ginecologia ou planejamento familiar, para a inserção do DIU no seu útero. Você poderá ter que procurar em várias farmácias diferentes, porque a CE pode não estar disponível em todas as farmácias.

Utilize o website CE para encontrar um médico ou farmácia se você tem dúvidas sobre contracepção de emergência.

Esteja preparada para responder as seguintes questões:

  • Quando foi o primeiro dia da sua última menstruação
  • Quando foi a data exata da relação sexual desprotegida
  • Que tipos de contracepção você já utilizou no passado?

Posso utilizar a contracepção de emergência regularmente como forma de contracepção?

A contracepção de emergência não foi feita para ser utilizada como forma rotineira de contracepção. Ela foi feita para ser utilizada de maneira isolada. A contracepção de emergência pode ser utilizada quando um preservativo estoura, quando o diafragma ou o capuz cervical se deslocam, se uma mulher é estuprada, ou quando houver uma relação sexual desprotegida. Você não deve utilizar contracepção de emergência como sua única forma de proteção contra gestação, porque esse método não funciona tão bem quanto os outros. Além disso, a contracepção de emergência não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Quando devo esperar minha próxima menstruação após a tomada de contracepção de emergência (CE)?

Sua menstruação deverá ocorrer dentro de 2-4 semanas após a tomada da CE. Sua próxima menstruação poderá começar mais cedo ou alguns dias além do que o normal. Você poderá ter escape, mas isso não é nem grave nem comum. Se seu período menstrual atrasar, entre em contato com seu médico e faça um teste de gravidez.

E se eu tiver problemas após tomar a contracepção de emergência (CE)?

Se você tiver quaisquer problemas após utilizar contracepção de emergência, você deverá entrar em contato com seu médico.

Você definitivamente deve ligar para seu médico se:

  • Sua menstruação não vier dentro de 2 semanas após a tomada da CE
  • Você apresentar dores abdominais (na barriga) fortes
  • Você apresentar escape (pequena quantidade de sangramento na calcinha entre seus ciclos menstruais)
  • Sua próxima menstruação for muito fraca
  • Você apresentar tonturas

Devo fazer mais alguma coisa para impedir uma gestação após eu ter tomado contracepção de emergência?

Sim. Você deverá falar com seu médico sobre usar um tipo regular de contracepção. Até o seu próximo período menstrual, é melhor não ter relações. Se você decidir ter relações, certifique-se de usar um método de barreira, como o preservativo, todas as vezes que transar mesmo se estiver tomando pílulas anticoncepcionais. Seu médico poderá sugerir que você comece a usar pílulas anticoncepcionais imediatamente após a contracepção de emergência. Descubra mais sobre métodos contraceptivos para que você comece a pensar qual método será melhor para você.

Nós esperamos que você tenha aprendido bastante sobre contracepção de emergência (CE), e que nós respondemos suas perguntas. Abaixo estão os pontos chaves para lembrar sobre CE, para que você seja uma fonte de informação para sua família, amigos e outros.

Pontos Chaves para Lembrar sobre Contracepção de Emergência (CE):

  • A contracepção de emergência (CE) é um tratamento seguro em adolescentes e mulheres adultas que tiveram relações sexuais desprotegidas
  • CE NÃO causa aborto. Ela não funciona após a ovulação.
  • CE NÃO protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou HIV
  • Contracepção de emergência não garante impedimento de gestação. A melhor maneira de impedir uma gestação é usar um método contraceptivo regular, como preservativo ou pílulas anticoncepcionais, ou não ter relações
  • Muitos produtos de CE estão disponíveis para todas as mulheres nos Estados Unidos sem prescrição médica, incluindo: Plan B One-Step®, Next Choice One Dose®, MyWay®, AfterPill™ e outras pílulas doses únicas contendo de 1.5mg de produtos contendo de Levonogestrel
  • Ella™ está disponível com prescrição
  • ParaGard® (DIU) está disponível em alguns centros de saúde e clínicas e deve ser inserido por um médico
  • Você deve realizar um testeexame de gravidez se não menstruar dentro de 3 semanas após tomada da CE
  • Dor abdominal e/ou sangramento vaginal forte após tomada da CE não é normal e deve ser avisado para seu médico imediatamente
  • Após a tomada da CE, um método de contracepção de reserva (preservativo) deve ser usado por pelo menos 7 dias ou você não deve ter relações durante esse período. Preservativos deverão ser utilizados toda vez que você transar para prevenir contra DSTs
  • Fale com seu médico sobre suas opções e se você quer ter uma receita no caso de precisar

Certifique-se de conversar com seu médico sobre como você pode impedir uma gestação e se manter saudável.