Papilomavírus Humano (HPV)

Pontos-Chave
  • Pelo menos 1 a cada 2 mulheres jovens sexualmente ativas já apresentaram uma infecção genital pelo HPV.
  • O HPV é transmitido através do contato direto com a pele.
  • Um teste de papaniclau anormal é geralmente o primeiro sinal de uma infecção pelo HPV
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

female gender symbolO HPV,  a abreviação de Papilomavírus Humano, é um grupo de mais de 100 tipos diferentes de vírus, alguns dos quais causam verrugas nas mãos e pés; e outros que causam verrugas genitais e câncer de colo uterino. Se você for sexualmente ativa, teve qualquer contato sexual, ou está pensando em manter relações sexuais, sua melhor proteção é aprender sobre como HPV é transmitido e como prevení-lo.

O que é HPV?

HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais comuns de doença sexualmente transmissível. Existem muitos tipos diferentes de HPV, e mais de 40 são sexualmente transmissíveis. Pesquisadores identificam diferentes tipos de HPV indentificando-os com números, como 6,11, 16 e 18.

Alguns tipos (como o 6 e o 11) causam verrugas genitais; outros (como o 16 e o 18) causam mudanças pré-cancerígenas no colo do útero que podem levar a um câncer no futuro. Em casos raros, o vírus pode causar outros tipos de cânceres na vulva, vagina e ânus nas meninas e no ânus e no pênis em meninos.

Quem pode ser infectado pelo HPV?

Pelo menos 1 a cada 2 meninas jovens sexualmente ativas já apresentou uma infecção genital pelo HPV. Qualquer pessoa sexualmente ativa – não interessa a cor, raça, gênero ou orientação sexual – pode contrair HPV. O HPV é principalmente transmitido pelo contato sexual. Muito raramente, uma mãe infectada pode infectar o seu recém-nascido durante o parto.

Como você contrai HPV ou verrugas genitais?

O HPV e as verrugas genitais são usualmente transmitidas pelo contato direto pele a pele durante o sexo vaginal, anal ou oral com alguém que já foi infectado pelo HPV. O uso de preservativos sempre que você mantiver relações sexuais pode ajudar a proteger contra o HPV mas ele não é perfeito já que o HPV pode ser encontrado na pele que não é protegida pelo preservativo.

O que poderá acontecer comigo se eu for infectada pelo HPV?

Se você for infectada pelo HPV, poderá acontecer o seguinte:

  • A área infectada do seu corpo pode permanecer totalmente normal (chamada de fase latende ou infecção inativa). Você poderá nunca saber que foi infectada, mas você poderá transmitir a infecção para outros. Seu corpo geralmente limpa a infecção. Para 90% das mulheres infectadas com o HPV, seu organismo limpa a infecção em um período de 2 anos.
  • Verrugas genitais podem ser vistas na sua área genital. Elas quase nuncam levam ao câncer.
  • Você poderá sofrer mudanças nas células do colo do útero, resultando em um resultado anormal do papanicolau. Na maioria das vezes, se você for menor de 24 anos, seu corpo limpará o HPV e o papanicolau ficará normal novamente por muitos anos. Entretanto, às vezes, a infecção pelo HPV persiste no colo do seu útero, o que pode levar ao câncer. Esse é o motivo pelo qual seu médico vai desejar vê-la em consultas de seguimento se você apresentar um exame de papanicolau anormal.
  • Estudos recentes mostraram que certos cânceres vaginais ou anais e alguns cânceres da orofaringe (região da garganta, base da língua e amígdalas) podem ser causados pelo HPV.

Você tem um risco maior de contrair HPV se:

  • Você teve contato sexual em uma idade precoce.
  • Tanto se você quanto seus parceiros sexuais tiveram muitos parceiros sexuais diferentes a qualquer momento.
  • Você ou seu parceiro tiveram história de doenças sexualmente transmissíveis.
  • Qualquer um dos seus parceiros sexuais não usou preservativo.
Um exame de papanicolau anormal é geralmente o primeiro sinal de infecção por HPV. Por isso é importante começar a coletar  o papa a partir dos 21 anos de idade. Você deve começar mais cedo se você tem riscos adicionais, como por exemplo, problemas com seu sistema imunológico.

 Como as verrugas genitais se parecem?

As verrugas genitais são crescimentos na sua própria pele que parecem com uma pequeno inchaço. Elas geralmente estão dentro ou ao redor da vagina, ânus, no colo do útero ou na parte de dentro da coxa. Elas podem ser pediculadas ou achatadas; pequenas ou grandes. Pode existir apenas uma verruga ou várias delas na mesma área. Verrugas podem ser rosas ou cor de pele, vermelhas ou marrons. Algumas verrugas crescem juntas e se parecem com uma couve flor.

Quando eu devo visitar meu médico?

Você deverá marcar uma consulta se perceber qualquer crescimento incomum, inchaço ou mudanças na pele perto da sua vagina ou na vulva (a parte de fora da vagina), ou no ânus, ou se você teve qualquer coceira ao redor ou dentro da vagina ou do ânus. Além disso, você deverá contactar seu médico se qualquer pessoa que você manteve relações sexuais contar que ele ou ela teve HPV genital ou verruga genital.

Qual é o tratamento para verrugas genitais?

O tratamento para verrugas genitais varia entre observação, ácidos, cremes e terapia com laser. O tratamento irá remover verrugas visíveis e sintomas indesejáveis como coceira. O tipo de tratamento que seu médico recomendar irá depender do número, localização e tamanho das verrugas; e do custo e efeitos colaterais de cada tratamento. É importante conversar com seu médico sobre as escolhas terapêuticas e de que tipo de acomapanhamento você irá precisar. Avise seu médico se estiver grávida para que seja feita a escolha adequada do tratamento.

NÃO use medicações genéricas para verrugas para as verrugas genitais (Essas medicações não são feitas para a pele sensível em torno da área genital).

Eu sempre terei HPV?

Os pesquisadores tendiam a acreditar que se você teve HPV você devia sempre ser uma portadora do vírus, mas, devido às novas pesquisas, hoje se acredita que na maioria dos casos a pessoa com um sistema imune normal eliminará o HPV sem tratamento. Isso significa que o vírus não poderá mais ser detectado. Entretanto, é possível que em algumas pessoas o vírus fique escondido e possa causar sintomas tardios. É importante lembrar que se você já teve uma infecção pelo HPV, você poderá se re-infectar com HPV se entrar em contato com o vírus novamente.

Como eu posso prevenir ou diminuir minhas chances de me infectar com o HPV ou ter verrugas genitais?

O modo mais seguro de prevenção contra outros tipos de HPV é NÃO ter contato sexual.

Se você estiver mantendo relações sexuais, é importante saber que pode reduzir suas chances de infecção por ter contato apenas com um parceiro sexual que só tenha contato sexual com você. O uso de preservativo em todas as relações sexuais pode proporcionar alguma proteção, mas preservativos não são perfeitos. O preservativo não cobre o escroto dos homens (o saco onde se localizam os testículos), que pode estar infectado pelo HPV. É necessário apenas o contato pele a pele para contrair o vírus. Evitar fazer sexo oral para impedir certos tipos de infecção pelo HPV que possam causar infecções na orofaringe (cânceres atrás da garganta, base da língua e amigdalas). Barreiras dentárias podem oferecer alguma proteção contra o HPV pelo sexo oral com um parceiro que tenha HPV.

As vacinas contra o HPV são muito importantes e podem diminuir suas chances de contrair HPV (veja abaixo).

É verdade que existe uma vacina para meninas que pode diminuir as chances de contrair HPV?

Existem três vacinas (Cevarix, Gardasil e Gardasil 9). As vacinas do HPV são um passo importante na prevenção contra o HPV. A vacina do HPV é dada em uma série de 3 vacinas em 6 meses. O CDC recomenda que a vacinação comece entre 11-12 anos de idade. A segunda dose deve ser dada 2 meses após a primeira dose, e a terceira dose deve ser dada 6 meses após a primeira.

A Gardasil® protege contra dois tipos de HPV: 16 e 18, os quais foram ligados ao câncer cervical – e dois outros tipos: 6 e 11, os quais causam verrugas genitais. A Gardasil 9® protege contra 9 tipos de HPV, incluíndo aqueles que causa câncer ou verrugas genitais: 6,11,16,18,31,33,45,52 e 58. A vacina funciona melhor em meninas e mulheres jovens que ainda não tiveram contato com esses vírus. Por esta razão, a vacina é recomendada para todas as meninas de 11 a 12 anos de idade rotineiramente, embora possa ser aplicada em meninas a partir de 9 anos ou em jovens mulheres até os 26 anos se elas ainda não foram vacinadas.

A Cevarix® protege contra os tipos 16 e 18 e também é dada em três doses. Esses são os tipos de HPV mais comuns que estão associados ao câncer. É recomendada para meninas entre 10-25 anos.

Já que algumas meninas sentem desmaio após terem feito a vacina, é importante sentar-se ou deitar-se por 5-15 minutos após a vacina, especialmente se você sentir-se tonta. Avise seu médico se você desmaiou após outras vacinas ou exames de sangue.

É normal se sentir triste por ter HPV ou verrugas genitais?

Sim. Muitas pessoas ficam preocupadas. Algumas mulheres também podem se chartear com seu parceiro. É importante se informar sobre o HPV e dividir seus sentimentos e preocupações com seu médico. Fale com seu médico sobre se você deve fazer a vacina do HPV.

Se você estiver preocupada sobre o HPV ou verrugas genitais, lembre-se:   

  • Você não está sozinha! Milhões de americanas já foram infectadas com o vírus do HPV.
  • Existem muitos tipos de tratamentos efetivos para verrugas genitais.
  • O problema mais sério relacionado a alguns tipos de HPV é câncer cervical, e ele pode ser prevenido através de exames de papanicolau, tratamento e seguimento.
  • Evite fumar já que isto pode ajudar a infecção por HPV persistir e aumenta o risco de câncer cervical.
  • Aprender sobre o HPV irá ajudá-la a entender sua infecção e a importância de consultas regulares.
  • Se você acha que pode ter HPV, fale com seu médico.
Aplicar uma das vacinas do HPV é uma ótima maneira de proteção contra certos tipos de HPV. Fale com seu médico se a vacina é adequada para você. O jeito mais seguro de prevenção contra outros tipos de HPV é NÃO ter contato sexual. Se você estiver mantendo relações sexuais, é importante saber que você pode reduzir seu risco de infecção por utilizar preservativo constantemente e por ter relações sexuais com apenas um parceiro que tenha apenas relações sexuais com você. Não se esqueça de visitar seu médico regularmente para exames de papanicolau.