Capuz Cervical

Pontos-Chave
  • O Capuz cervical se encaixa em torno do colo do útero
  • O gel espermicida deve sempre ser usado com o capuz cervical
  • O capuz cervical deve ser inserido antesde qualquer atividade sexual
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

cervical cap

O Capuz cervical é macio e em forma de abóboda, feito de silicone com uma borda firme e arredondada. A borda se encaixa firmemente na base da cérvice. O capuz forma uma barreira física impedindo o esperma de alcançar o útero, para que você não engravide. O gel espermicida é sempre usado com o capuz cervical para matar ou paralisar o esperma.

De cada 100 mulheres *nulíparas que usam o capuz cervical
Uso Típico: 14 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 9 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
De cada 100 mulheres *paríparas que usam o capuz cervical
Uso Típico: 29 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 26 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1

*Nulípara é o termo médico que significa que a mulher nunca deu a luz a um bebê

*Parípara é o termo médico que significa que a mulher deu a luz a um ou mais bebê

Mulheres que usam um método de barreira, como o diafragma, o capuz cervical ou a esponja, devem estar cientes de que há um risco muito pequeno de desenvolverem a Síndrome do Choque Tóxico (TSS). Além disso, mulheres que são alérgicas ao nonoxyl-9 não devem usar nenhum método de barreira que contenha espermicida ou necessite de espermicida.

O que é o capuz cervical e como ele funciona?

O capuz cervical é uma capa com uma cúpula feito de silicone, e com um rebordo arredondado e firme. O rebordo se encaixa firmemente ao redor da basa do seu colo do útero. A capa forma uma barreira física impedindo com que o esperma chege no útero. Espermicida é sempre utilizado junto com o capuz cervical para matar o esperma e impedí-lo que se mova. Quando usado corretamente, o capuz cervicale o espermicida funcionam para prevenir uma gestação. O FemCap é a única marca de capuz cervical que está atualmente disponível na Europa, Canadá e Estados Unidos.

Por que algumas mulheres escolhem o capuz cervical como método contraceptivo?

Algumas mulheres escolhem o capuz cervical para prevenir uma gestação, porque ele não contém hormônios, sendo um bom método para mulheres com algumas doenças crônicas ou para àquelas que não podem fazer uso de hormônios como o estrogênio e a progesterona. O capuz cervical tem um preço razoável e é efetivo logo que inserido. Entretanto, é necessário prática para utilizá-lo, e a mulher precisa ser cuidadosa para utilizá-lo de maneira apropriada para que seja efetivo. O capuz cervical é eficaz apenas se utilizado com um espermicida.

O capuz cervical protege contra DSTs?

Não. Essa é a razão pela qual é importante o uso de preservativos para a proteção contra DSTs e HIV.

Onde eu posso adquirir o capuz cervical?

O capuz cervical vem em três tamanhos diferentes: pequeno, médio ou grande. Por esta razão, é melhor ter um médico para ajudá-la. O melhor tamanho é aquele em que o capuz não se mova e não permita com que o esperma atinja o colo do útero. Uma prescrição (com o tamanho especificado) é necessária para a compra do capuz cervical, o qual custa em torno de $60-75 dólares. O espermicida poderá ser comprado sem prescrição em uma farmácia.

Como eu uso o capuz cervical ?

Você poderá inserir o capuz cervical 15 minutos a muitas horas antes da relação sexual. O capuz deve ser inserido antes de qualquer excitação sexual. Você não deve usar o capuz cervical enquanto estiver menstruada.

Antes de fazer qualquer coisa, esvazie a sua bexiga e lave suas mãos. Use seus primeiros dois dedos para encontrar o colo do útero. Ele se parece com a ponta do nariz. Você pode precisar se agachar, deitar ou levantar uma perna para cima em um banquinho ou no banheiro para encontrar o colo do útero.

Coloque uma pequena quantidade de espermicida (aproximadamente ¼ de colher de sopa) na borda do capuz e espalhe na borda externa com exceção do lugar em  que você estiver segurando o capuz com os dedos. Depois, vire o capuz e coloque aproximadamente ½ de colher de sopa de espermicida no sulco entre a borda e o ápice, o qual irá se posicionar de frente para a sua vagina.

Esprema o capuz para achatá-lo, e coloque dentro da vagina com o bojo olhando para cima e com a borda longa entrando primeiro. Puxe-o para baixo e pra trás o mais rápido que você conseguir. Pressione a alça e a cúpula do capuz para cima enquanto se agacha. Continue essa pressão por pelo menos 10 segundos. Certifique-se de que o capuz seja empurrado por todo o caminho e cubra o colo do útero completamente. Quando corretamente inserido, você não deverá sentir o capuz enquanto realiza suas atividades.

Uma vez que o capuz esteja no lugar adequado, ele diminui as chances de você engravidar por até 48 horas, não importando quantas vezes você mantiver relação sexual. Antes de repetir a relação dentro das 48 horas, verifique a posição do capuz, e adicione espermicida na vagina sem retirá-lo.

Como eu removo o capuz?

Você poderá deixar o capuz cervical por pelo menos 6 horas após a relação. Você não deverá mantê-lo por mais do que um total de 48 horas. Antes de remover o capuz, lave suas mãos. Agachar-se facilita a remoção do capuz. Pressione a ponta do seu dedo contra o ápice do capuz para achatá-la. Isso interrompe a sucção. O próximo passo é alcançar a alça de remoção com a ponta dos seus dedos e suavemente puxar o capuz para fora da vagina. Use um sabão suave e água morna para lavar o capuz. Seque bem o capuz ou deixe-o secá-lo naturalmente e coloque-o de volta na sua embalagem. Guarde em algum lugar com temperatura ambiente.

E se eu precisar de mais lubrificação?

Se precisar de mais lubrificação, você poderá usar um lubrificante vaginal (como KY gel). Não use nenhum produto a base de óleo (como óleo infantil, óleo bronzeador ou óleo vegetal) já que eles podem quebrar o material do capuz cervical e torná-lo menos efetivo.

Qual é a efetividade do capuz cervical contra a gestação?

Se a mulher usar o capuz cervical toda vez que mantiver relação sexual e seguir as instruções todas as vezes, ele é 96% efetivo. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam o capuz cervical adequadamente, 4 ou mais irão ficar grávidas em um ano.

Embora pareça óbvio que o capuz cervical seja mais eficaz contra uma gestação quando usado todas as vezes e de maneira correta, seu uso adequado quase nunca acontece. Se uma mulher usar o capuz cervical porém não de maneira perfeita, ele é 86% efetivo. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam o capuz cervical, 14 engravidam em um ano.

Posso fazer ducha vaginal?

Você não deve fazer ducha vaginal durante a relação (ou em qualquer momento), porque a ducha vaginal pode causar infecções pélvicas. (Se você decidir por fazer ducha vaginal, você deve esperar pelo menos 6 horas após a relação para que o espermicida não seja removido).

Existem problemas com o uso do capuz cervical?

Às vezes, o capuz cervical pode se deslocar durante a relação sexual. Além disso, algumas mulheres podem ser alérgicas ao material do capuz cervical ou do espermicida que é usado com ele. O capuz cervical pode causar algumas mudanças nas células do seu colo do útero, logo você precisa realizar um segundo Papanicolau 3 meses após você começar a usá-lo. Você deve realizar um exame pélvico uma vez ao ano após isto para verificar a posição e ajuste do capuz cervical.

Eu preciso trocar meu capuz cervical?

Sim. Você deve adquirir um novo capuz cervical uma vez ao ano. Além disso, após um parto ou se o capuz cervical não se ajusta adequadamente, você provavelmente precisará de um novo. Visite seu médico e discuta isso com ele.

Qualquer mulher pode usar o capuz cervical?

Muitas mulheres podem usar o capuz cervical, mas algumas não podem. Se você teve um exame de Papanicolau anormal, suspeita ou certeza de câncer cervical ou uterino, ou se não existe nenhum capuz cervical que se encaixe em você, você não pode usar capuz cervical. Você também não pode usar o capuz cervical se apresentar infecções do colo do útero ou vagina. Além disso, se você for alérgica ao silicone, não poderá usar capuz cervical.

Devo usar qualquer outro tipo de contracepção com o capuz cervical?

Até que você se sinta confortável com a inserção correta do capuz cervical (geralmente dentro de uma semana a um mês), use outro método contraceptivo. Você deve sempre usar o espermicida que é indicado para ser usado com o capuz cervical. Também é uma boa ideia usar o preservativo masculino quando você usar o capuz cervical. Isso irá aumentar a efetividade e diminuir as chances de você contrair uma DST. Discuta com seu médico sobre como usar contracepção de emergência se o capuz sair ou se deslocar.