Hepatite B

This guide in English Esta guía en Español
female gender symbol

O vírus da Hepatite B (VHB) infecta o fígado. Existe uma vacina muito eficaz que impede a infecção pelo VHB. A vacina é geralmente aplicada nos bebês, mas alguns adolescentes, especialmente aqueles vindos de outros países podem não ter recebido a vacina. Certifique-se com seu médico se você recebeu todas as doses.

Quem pega Hepatite B?

Qualquer pessoa pode pegar Hepatite B. Pessoas que não foram imunizadas estão sob risco, principalmente se elas mantiverem relações sexuais desprotegidas ou forem tatuados por alguém que não utiliza equipamentos esterelizados.

De acordo com o Center for Disease Control (CDC), a taxa de infecção aguda por Hepatite B tem diminuído nos Estados Unidos devido à vacinação. Entretanto, é importante conversar com seu médico sobre o seu status vacinal antes de viajar.

Como a Hepatite B é transmitida?

A Hepatite B pode estar presente em todos os fluidos corporais, mas é mais transmitida através de contato com o sangue, sêmen e secreção vaginal.  O VHB é mais frequentemente transmitido no compartilhamento de agulhas e no contato sexual. Mulheres grávidas com Hepatite B pode transmitir a infecção para seus bebês. Bebês podem receber tratamento especial e a vacina logo após o nascimento para ajudar a prevenir uma infecção.

Você pode se infectar por

  • Manter relações sexuais (vaginal, oral ou anal) com uma pessoa infectada
  • Compartilhar lâminas de barbear, escova de dentes e alicates de unhas com pessoa infectada
  • Compartilhar agulhas para a injeção de drogas com pessoa infectada
  • Usar agulhas não estéreis ou equipamentos para tatuagem, piercing de orelha ou acupuntura

A Hepatite B não é transmitida através de comida, água, amamentação, beijo e aperto de mãos.

Quais são os sintomas da Hepatite B?

Pessoas com Hepatite B nem sempre apresentam sintomas. Podem levar cerca de 6 semanas a 6 meses depois da exposição ao VHB para os sintomas aparecerem. A maioria das pessoas apresentam sintomas em cerca de 3 meses após a exposição. Algumas pessoas não tem sintomas.

A infecção pela Hepatite B pode ser de curto prazo (aguda) ou de longo prazo (crônica). Pessoas com infecção aguda geralmente “eliminam” o vírus e se tornam imunes a futuras infecções. Aquelas com infecção crônica são chamadas de “portadoras” e podem continuar transmitindo o vírus para os outros, mesmo após anos.

Os sintomas da infecção pelo VHB podem incluir:

  • Cansaço/ falta de energia
  • Perda de apetite/perda de peso
  • Febre
  • Amarelão da pele ou olhos (icterícia)
  • Dor nas juntas ou músculos
  • Dor de estômago
  • Náusea, vômitos
  • Diarreia
  • Urina escura
  • Fezes esbranquiçadas
  • Sensibilidade e inchaço no fígado (encontrado no exame médico)

Como a hepatite é diagnosticada?

A Hepatite é diagnosticada por um teste sanguíneo solicitado pelo seu médico

Existe uma cura para a Hepatite B?

Não. Não há cura para a Hepatite B, mas a maioria das pessoas se recupera e fica sem sintomas após 6 meses. O tratamento envolve repouso, alimentação saudável e a não ingestão de bebidas alcoólicas. Seu médico pode certificar-se que seu fígado está funcionando normalmente através de testes de função hepática em amostras de sangue.

Algumas pessoas carregam o vírus sem apresentar sintomas e podem transmitir para os outros. A Hepatite B também pode ocasionar sintomas que duram por muito tempo e pode causar doença hepática crônica, incluindo câncer hepático.

Como posso impedir a transmissão de Hepatite B?

Se você estiver infectado, não tenha relações sexuais ou compartilhe itens pessoais (lâminas de barbear, escova de dentes, cortador de unhas) com qualquer pessoa até a liberação do seu médico. Você pode ter hepatite B sem saber e transmitir para outras pessoas. Certifique-se de contar para seus parceiros recentes e antigos que você tem Hepatite B, já que você pode tê-los infectado. Encoraje-os a procurar um médico imediatamente para que sejam testados e checados para as vacinas. Eles provavelmente irão precisar de uma dose extra de vacina do VHB e, se não tiverem completado o esquema vacinal para a Hepatite B, precisarão também de uma dose de gamma globulina. Uma vez que seu médico liberá-la para manter relações sexuais, certifique-se de usar preservativos de látex (ou poliuretano, se alergia ao látex) durante o sexo oral, anal ou vaginal.

Como posso evitar contrair hepatite B?

Sua melhor proteção contra a Hepatite B é a vacina.Ela é administrada em três doses separadas. Você precisa tomar as 3 doses para uma proteção eficaz. Você pode diminuir o seu risco de contrair Hepatite B não mantendo relações sexuais, ou por utilizar preservativos de látex. Se você descobrir que seu parceiro tem Hepatite B, informe-se com seu médico se você precisará de tratamento.

Você também pode diminuir seu risco de contrair Hepatite B por:

  • Não compartilhar agulhas ou seringas
  • Não compartilhar instrumentos utilizados para colocação de piercing, tatuagem ou depilação
  • Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear

 

Só nos Estados Unidos, mais de 2,000 pessoas  morrem a cada ano pelo dano hepático causado pela Hepatite B. Vacinar-se é a melhor maneira de se proteger. Pergunte ao seu médico sobre seu status vacinal.