Pílulas Anticoncepcionais: Perguntas Mais Frequentes

Pontos-Chave
  • Existem muitos tipos de pílulas anticoncepcionais
  • A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm dois hormônios: estrogênio e progesterona. Estas são chamadas de pílula anticoncepcional oral combinada.
  • Pílulas anticoncepcionais também são chamadas de “contraceptivos orais” (ACO) ou de “pílulas hormonais” (Pílula)
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

pilulas anticonceptcionaisExistem diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais?

Sim. Existem muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais (existem diferentes doses hormonais em diferentes pílulas hormonais). Você será questionada sobre sua história médica,  sobre o seu seguro de saúde e sobre se você tem um co-pagamento (custo que seu seguro de saúde não cobre) para diferente pílulas. Seu médico poderá prescrever apenas pílula de progesterona (se existir alguma razão médica pela qual você não pode tomar estrogênio). Se você não apresentar nenhum problema médico que a coloque em risco para complicações médicas, seu médico irá decidir qual será a melhor pílula a ser prescrita para você.

E se eu não estiversatisfeita com a pílula anticoncepcional que eu estou tomando?

Se você não estiver satisfeita com a pílula que você está tomando, e com os efeitos que ela tem sobre você, converse com seu médico. Só não desista e pare simplesmente de tomá-la. Seu médico pode prescrever a você um tipo diferente de pílula. Existem muitos tipos, e elas afetam as pessoas de maneiras diferentes. Algumas você irá gostar; outras, não. Você deverá tentar diferentes tipos até achar algum que funcione melhor para você. Existem também outros métodos que previnem uma gravidez, você pode conversar com seu médico sobre essas outras opções.

Por quanto tempo eu posso tomar pílulas anticoncepcionais?

É seguro você usar pílulas por anos, seja para regular seu ciclo menstrual, aliviar suas cólicas ou para reposição hormonal ou contracepção.

Eu preciso usar outras formas de contracepção junto com a pílula?

Pílulas anticoncepcionais não protegem uma mulher de contrair doenças sexualmente transmissíveis. É muito importante usar preservativo sempre que tiver uma relação sexual. Preservativos também são importantes como um segundo método para proteção contra um gestação caso você esqueça mais de uma dose da pílula, especialmente durante o primeiro mês de uso (para ficar mais segura); ou quando você estiver tomando outras medicações que mudem a afetividade da pílula; ou quando você estiver doente com diarreia ou vômitos. Sempre que você fizer uso de uma nova medicação, pergunte ao seu médico se ela poderá alterar a efetividade da pílula.

Eu preciso ficar um tempo sem tomar pílula?

Não existe nenhuma razão médica para você ficar um tempo sem tomar pílulas.

Eu terei problemas para engravidar após usar pílula anticoncepcional?

Não existe nenhuma mudança na fertilidade com o uso de pílulas anticoncepcionais. Entretanto, se suas menstruações eram irregulares antes de você começar a tomar a pílula, é provável que suas menstruações serão irregulares novamente quando você parar de tomar.

As pílulas anticoncepcionais podem causar defeitos congênitos?

Não, as pílulas não causam defeitos congênitos (ao feto) nem afetam a saúde do seu futuro filho.

As pílulas causam câncer?

Não. A pílula, na verdade, protege contra câncer de ovário e câncer de endométrio. Uma mulher tem metade das chances de ter câncer de ovários ou endométrio se ela tomar pílulas. A maioria dos especialistas acredita que tomar pílulas anticoncepcionais não aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. Mesmo meninas com história familiar de câncer de mama podem usar pílulas. Foi demonstrado que usuárias de pílulas anticoncepcionais têm um maior risco de câncer do colo do útero comparadas com não-usuárias, mas o câncer de colo é causado pelo HPV; logo, vacine-se contra o HPV e use preservativos. Fumar aumenta o risco de câncer de colo do útero; então, pare de fumar (ou não comece) para manter o seu corpo saudável.

Posso fumar se eu estiver tomando a pílula?

Por muitas razões, é muito melhor não fumar. Parando de fumar (ou nunca começando), você diminuirá seus riscos com a pílula. Fumar aumenta o risco de doença cardiovascular (incluindo coágulos e derrame). Quando mais você fumar e mais velha você for, maior é o risco.

Pílulas anticoncepcionais protegem contra DSTs?

Pílulas anticoncepcionais não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Preservativos ajudam a prevenir a maioria das infecções sexualmente transmissíveis.

E se eu esquecer de tomar minha(s) pílula(s) e eu for sexualmente ativa?

Fale com o seu médico. Contracepção de emergência é geralmente recomendada se você manteve relações sexuais desprotegidas durante o período em que você esqueceu a pílula. Nos Estados Unidos, mulheres de todas as idades podem comprar Plan B One-StepTM sem prescrição. Se você tiver 17 anos ou mais, você pode comprar Next ChoiceTM sem prescrição. EllaTM é um novo contraceptivo de emergência, no entanto, é necessário prescrição para tomá-lo.

Se eu não ficar menstruada enquanto estiver tomando pílula significa que eu estou grávida?

Normalmente não. Às vezes, você poderá não menstruar se estiver usando pílula anticoncepcional. Isso pode ser normal. Se você pular um ciclo menstrual e não esquecer nenhuma pílula, tudo provavelmente está normal. Apenas inicie uma nova cartela no horário usual. Entretanto, se você estiver preocupada, ou pulou duas menstruações em sequência, você provavelmente está bem, mas certifique-se com seu médico e faça um teste de gravidez. Se você esqueceu alguma pílula e pulou alguma menstruação, continue tomando suas pílulas, mas consulte seu médico para realizar um teste de gravidez.

Devo contar aos meus amigos que eu estou tomando pílulas anticoncepcionais?

Depende. Você poderá ou não contar a seus amigos que está usando pílula anticoncepcional. Mesmo se você estiver tomando pílula para reposição hormonal por condições médicas, alguém que ouça que você está tomando pílula poderá supor que você está tendo relações. Entretanto, você pode querer dividir isso com seus amigos para que eles ajudem você a ter ideias de como não esquecer de tomar as pílulas. Só pense noem o que será melhor para você.

Como eu falo com meus pais sobre tomar pílula?

Se você decidir contar ao seus pais que está tomando pílula, você vai querer pensar em como contar. Eles podem supor que você é sexualmente ativa, o que pode fazer com que façam perguntas que deixem você desconfortável em um primeiro momento. Entretanto, ao mesmo tempo é uma boa ideia ter uma conversa calma e aberta já que eles podem ser uma boa fonte para esclarecer suas dúvidas e preocupações sobre a pílula. Fale com eles sobre os benefícios da pílula assim como suas preocupações. Se seus pais ou tutores tiverem dúvidas, conte a eles sobre o nosso guia para pais sobre pílulas anticoncepcionais.

Onde eu posso conseguir pílulas anticoncepcionais?

Meninas podem tomar pílulas anticoncepcionais para alívio das cólicas, irregularidade menstrual e contracepção. Você pode obter uma receita de pílulas anticoncepcionais com seu médico. Seu médico irá verificar sua pressão e peso, perguntar sobre sua história médica e familiar, perguntar se você fuma ou se usa preservativos. Se você não tem nenhum problema de saúde que possa contraindicar o uso de pílulas anticoncepcionais, seu médico provavelmente irá receitar a pílula no mesmo momento. Você pode comprar pílulas anticoncepcionais em uma farmácia ou por e-mail, dependendo do seu plano de saúde. Embora pílulas possam ser de graça ou tenham baixo custo, para a maioria dos planos de saúde, o custo de uma caixa mensal de pílulas fica geralmente entre $5-$50 (dependendo do tipo que você tomar e do seuco-pagamento). É normal ter uma consulta de revisão após você estar 3 meses sob o uso do medicamento para verificação de seu peso e pressão arterial. Assegure-se que você tenha uma consulta marcada antes de suas cartelas acabarem para que nunca fique sem a pílula.

Você já ouviu que se manter relações sexuais enquanto estiver menstruada não ficará grávida?

Isso não é verdade. Se você tiver um período menstrual longo e um ciclo curto, você ainda pode ovular no final do seu ciclo menstrual. Algumas mulheres apresentam uma pequena quantidade de sangramento durante a ovulação e podem confundir isso com um período menstrual. Isso significa que você ainda pode ficar grávida durante sua menstruação.

Você já ouviu que se ficar em pé logo após manter relações sexuais você não irá engravidar?

Isso definitivamente não é verdade! Levantar, sentar, ficar deitada – nenhuma posição corporal é capaz de evitar gravidez.

Você já ouviu que na primeira vez que você transar não irá engravidar?

Não é verdade! Não interessa quando ou quantas vezes você transar, você correrá o risco de engravidar sempre.