Pontos-Chave
- O diafragma cobre o colo do útero e deve sempre ser usado com um gel ou creme espermicida
- O diafragma não previne contra DSTs
- Você deve adquirir um diafragma pelo menos a cada 2 anos
A cada 100 mulheres que usam o diafragma con creme ou gel espemicida | |
Uso Típico: 12 mulheres engravidam | |
Uso Perfeito: 6 mulheres engravidam |
O que é um diafragma (contraceptivo) e como ele funciona?
O diafragma contraceptivo é um método de planejamento familiar que é usado para prevenir uma gestação. Ele tem uma estrutura sem látex, macia e arredondada com aro flexível feito de silicone. Diafragmas de látex não são mais produzidos; entretanto, podem estar presentes em algumas regiões fora dos EUA. O diafragma forma uma barreira que impede o esperma de atingir o colo do útero, para que você não engravide. Ele é sempre usado com gel ou creme espermicida. O gel ou creme é usado com o diafragma para matar qualquer esperma que possa extravasar pelas bordas. O gel espermicida vem com instruções sobre quando deve ser aplicado dentro do diafragma antes de inseri-lo na vagina. O espermicida é utilizado com o diafragma para matar qualquer esperma que possa extravasar ao redor das bordas do aro.
Onde eu posso adquirir o diafragma?
O diafragma de tamanho único chamado de “Caya®” serve para a maioria das mulheres, não necessitando de um exame pélvico/experimentação e está disponível nos Estados Unido com prescrição. Outros tipos de diafragma vêm em diferentes tamanhos e precisam ser provados por um médico. O “Caya®” varia em preço e custa entre $50-100 dólares. O creme ou gel espermicida é comprado no balcão da farmácia. Cada aplicação custa (em média) 25 centavos por uso, e um tubo custa entre $7-18 dólares.
Como eu uso o diafragma?
Você pode inserir o diafragma logo antes ou até 2 horas antes da relação sexual.
- Antes esvazie a bexiga e então lave suas mãos.
- Antes de usar o diafragma pela primeira vez, lave-o com um sabão neutro e água morna. Enxague e seque com uma toalha seca e limpa.
- Certifique-se que o diafragma não apresenta nenhum buraco ou laceração. (Não use o diafragma se você notar que está danificado, use preservativo no lugar). Contate seu médico para adquirir uma prescrição para um novo diafragma.
- Cubra a parte de dentro e o aro com pelo menos uma colher de sopa de gel ou creme espermicida.
- Insira o diafragma no fundo da vagina.
- Certifique-se de que está no lugar correto na vagina. Ele deverá cobrir completamente o colo do útero e deverá estar atrás do osso púbico.
Removendo o diafragma: Não remova o diafragma até 6 horas após a relação. Se você tiver outra relação antes do tempo de retirar o diafragma, você não deve removê-lo mesmo assim. Ao invés disso, use um preservativo como proteção adicional. Você não deve manter o diafragma dentro por mais do que 24 horas (melhor ainda se você remover antes de 12 horas) após a relação.
- Lave suas mãos antes de remover o diafragma. É uma boa ideia certificar-se que vvocê não tem nenhuma unha lascada, que possa danificar o diafragma no momento da inserção.
- Remova-o colocando o seu dedo indicador por baixo do aro e gentilmente, puxe-o para fora.
- Lave o diafragma muito bem com sabão neutro (sem perfume) e água morna, e então seque completamente com um pano limpo e seco.
- Coloque o diafragma de volta na embalagem original e mantenha-o ali até que você use novamente. Armazene-o em temperatura ambiente e longe de luz solar direta.
NUNCA use o diafragma durante o período menstrual. Use um preservativo no lugar.
E se eu precisar de lubrificação adicional?
Se você precisar de lubrificação adicional, você poderá usar um gel lubrificante (como o KY gel). Não use nenhum produto a base de óleo (como óleo infantil, loção, óleo bronzeador ou óleo vegetal) já que eles podem quebrar o material do diafragma e torná-lo menos efetivo.
Qual é a eficácia do diafragma contra uma gestação?
Se a mulher usar o diafragma toda vez que mantiver relação sexual e seguir as instruções todas as vezes, ele é 94% efetivo. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam o diafragma todas as vezes e sempre de modo correto, pelo menos 12 mulheres engravidam em um ano.
O diafragma é mais eficaz contra uma gestação quando usado de maneira correta e toda vez que você mantiver relação sexual. A mulher típica pode não usar o diafragma toda vez que tem relação e/ou pode não usar sempre de maneira correta. Se a mulher usar o diafragma, mas não de maneira perfeita, ele é 88% efetivo ou muito menos que isso. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam o diafragma, pelo menos 12 ficarão grávidas em um ano.
O diafragma protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?
Não. É importante usar preservativo associado ao diafragma toda vez que você mantiver relações sexuais para proteger contra DSTs e HIV.
E sobre fazer a ducha vaginal após a relação sexual?
Ducha vaginal não é recomendada de maneira geral e é especialmente perigosa após a relação sexual. Não existem benefícios e não é segura uma vez que pode causar aumento do risco de doença inflamatória pélvica, vaginose bacteriana (uma infecção da vagina) e gestação ectópica (implantação do óvulo fertilizado fora do útero). Seu corpo produz fluidos naturais que mantêm sua vagina limpa. Tudo o que você precisa fazer é limpar a parte externa da vagina com água e sabão. Entretanto, se você decidir por fazer a ducha vaginal apesar desse aviso, você deve esperar pelo menos 6 horas após a relação para que o espermicida não seja enxaguado.
Eu preciso sempre adquirir um diafragma novo?
Sim. O diafragma deve ser substituído a cada 2 anos ou antes se você perceber algum dano como um rasgão ou descoloração, pequenos buracos no silicone ou se ele descoloriu. Além disso, se você perdeu ou ganhou mais de 4,5 Kg, tiver um bebê, ou se o diafragma não se encaixar mais adequadamente, você provavelmente deverá experimentar um novo com o seu médico. Converse com seu médico se você tiver qualquer dúvida.
Existe algum problema com o uso do diafragma?
Usar um diafragma pode ser problemático. Além disso, algumas mulheres podem ser alérgicas ao material do diafragma ou ao espermicida que é usado com o diafragma. Algumas mulheres podem, também, ser mais propensas a ter uma infecção do trato urinário. O uso frequente do espermicida pode causar irritação da parede da vagina e aumentar o risco de adquirir HIV.
E se eu tiver problemas com o diafragma?
Se você tiver algum problema quando usar o diafragma, entre em contato com seu médico. Você definitivamente deverá ligar para seu médico se você apresentar algum dos problemas seguintes:
- Dor ou desconforto enquanto o diafragma estiver no lugar
- Seu parceiro apresentar dor durante a relação
- Dor na vagina
- Vermelhidão por volta da vagina
- Infecções urinárias frequentes
- Corrimento mau cheiroso ou em quantidade aumentada
Qualquer mulher pode usar o diafragma?
Não. Se você apresentar uma mudança em formato ou elasticidade da vagina devido a uma cirurgia ou a algum problema congênito como espinha bífida, você não poderá usar o diafragma. Se você tiver infecções do trato urinário recorrentes usando o diafragma, seu médico poderá sugerir outro método contraceptivo.
Devo usar outro tipo de método contraceptivo com o diafragma?
Você sempre deve usar o espermicida que é feito para usar com o diafragma. É também uma boa ideia usar o preservativo masculino quando se usa o diafragma. Isso irá aumentar a efetividade e proteger contra DSTs.
Our health guides are developed through a systematic, rigorous process to ensure accuracy, reliability, and trustworthiness. Written and reviewed by experienced healthcare clinicians from Boston Children's Hospital, a Harvard Medical School teaching hospital and consistently ranked as a top hospital by Newsweek and U.S. News & World Report, these guides combine clinical expertise, specialized knowledge, and evidence-based medicine. We also incorporate research and best practices from authoritative sources such as the CDC, NIH, PubMed, top medical journals, and UpToDate.com. Clinical specialists and subject matter experts review and edit each guide, reinforcing our commitment to high-quality, factual, scientifically accurate health information for young people.