Injeções Hormonais de Estrogênio/Progesterona

Pontos-Chave
  • Injeções hormonais de estrogênio/progesterona são muito efetivas na prevenção de uma gravidez.
  • Injeções de estrogênio/progesterona estão disponíveis em alguns países, mas não no Canadá e nos Estados Unidos
  • O efeito colateral mais comum das injeções hormonais combinadas é sangramento menstrual irregular nos primeiros 3-6 meses. Sangramento irregular e de escape podem continuar.
  • This guide in English

vaccine

Mesigyna®  (Norigynon, Mesigyna Instayect, Mesygest e No 3 Norigynon injetável) e Cyclofem®  (Lunelle, Cyclofemina, Feminena, Navafem, Lunella e Cyclo-Provera) são duas marcas desses hormônios. Injeções de Cyclofem®   e de Mesigyna®  contém formas sintéticas (fabricadas) dos hormônios estrogênio e progesterona (produzidos pelo nosso corpo). Os hormônios suprimem nossa glândula pituitária, o que impede a ovulação. Sem a ovulação, a gestação não acontece. As injeções também modificam a camada do endométrio no útero e o muco do colo do útero. Com a modificação do muco cervical, há o aumento da dificuldade para o esperma alcançar o óvulo. As injeções hormonais de estrogênio e progesterona são muito efetivas em prevenir uma gestação (veja o quadro abaixo).

A Mesigyna® e as marcas similares foram aprovadas em mais de 35 países, incluindo (mas não limitadas) a America Latina, o Caribe, partes da África, Turquia e Ásia. O Cyclofem®  está disponível em aproximadamente 18 países, incluindo a América Latina, China e México. Nenhum dos produtos está disponível nos Estados Unidos e Canadá.

A cada 100 mulheres que usam injeções de estrogênio/progesterona
Uso Típico: 6 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 1 ou menos mulher engravida icon representing less than one pregnant woman

Existem efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® e Mesygina®?

Existem possíveis efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® ou Mesygina®. Eles podem ser diferentes para cada mulher.

Eles incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares – mais longos ou mais curtos, mais intensos ou mais leves
  • Ausência de fluxo menstrual
  • Dor de cabeça
  • Ganho de peso (a maioria das mulheres não ganham peso, mas aquelas que ganham, ganham em média 1,8 Kg por ano. Você pode ajudar a manter seu peso mantendo uma alimentação saudável e realizando exercícios físicos regulares).
  • Dor mamária
  • Ansiedade
  • Trombose venosa (raro, mas sério)

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, converse com seu médico.

 

Com que frequência devo aplicar as injeções de Cyclofem® ou Mesygina®?

As injeções de Cyclofem® e Mesygina® proporcionam proteção por um mês contra uma gestação. Portanto, você deve aplicar uma injeção por mês para obter a maior proteção. As injeções devem ser aplicadas a cada 28-30 dias. Se o intervalo entre as injeções for maior do que 33 dias, as injeções não são tão efetivas. A primeira injeção é dada dentro de 5 dias após o primeiro dia da menstruação, dentro de 7 dias após a parada do contraceptivo oral, ou 11-13 semanas após a última dose de Depo-Provera®.

Eu ficarei menstruada enquanto estiver tomando Cyclofem® ou Mesigyna®?

Algumas mulheres tem ciclos menstruais regulares, outras tem ciclos irregulares (especialmente no início), e outras param de menstruar enquanto usando Cyclofem® ou Mesigyna®. Não é um problema de saúde se você não estiver menstruando, isso só significa que seus ovários estão em repouso e o endométrio do útero não cresce; logo, não há sangramento menstrual. Você voltará a menstruar após parar de usar Cyclofem®ou Mesigyna®.

Qualquer mulher pode usar Cyclofem® ou Mesigyna®?

Não. Cyclofem® não pode ser usada por mulheres que:

  • Estiverem grávidas
  • Tiverem uma doença ou problema hepático
  • Tiverem trombose venosa ou história de trombose
  • Tiverem pressão muito alta
  • Tiverem enxaquecas fortes
  • Tiverem certos tipos de doenças cardíacas

Se você estiver interessada em usar Cyclofem ou Mesigyna, e viver em regiões nas quais há disponibilidade do método, seu médico fá uma consulta de revisão e perguntará sobre sua história médica e sua história familiar. Desse modo, seu médico irá saber  se essas injeções são um bom tipo de método contraceptivo para você.

Quais são as diferenças entre as injeções de Depo-Provera® e  de Cyclofem® ou Mesigyna®?

A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®. Entretanto, Cyclofem® e Mesigyna® causam menos irregularidades menstruais do que a Depo-Provera®. Existem menos relatos de amenorreia (ausência de menstruação), sangramento eventual, sangramento irregular, e sangramento menstrual mais longos nas usuárias de Cyclofem® e Mesigyna® do que nas de Depo-Provera®. Além disso, a fertilidade (estar apta a engravidar) retorna mais rápido com Cyclofem® e Mesigyna® do que com Depo-Provera®. Com a Depo-Provera® há a possibilidade de diminuição de massa óssea, mas isso não é um problema com Cyclofem® e Mesigyna®. Converse com seu médico sobre qual é a melhor escolha para você.

 


Our health guides are developed through a systematic, rigorous process to ensure accuracy, reliability, and trustworthiness. Written and reviewed by experienced healthcare clinicians from Boston Children's Hospital, a Harvard Medical School teaching hospital and consistently ranked as a top hospital by Newsweek and U.S. News & World Report, these guides combine clinical expertise, specialized knowledge, and evidence-based medicine. We also incorporate research and best practices from authoritative sources such as the CDC, NIH, PubMed, top medical journals, and UpToDate.com. Clinical specialists and subject matter experts review and edit each guide, reinforcing our commitment to high-quality, factual, scientifically accurate health information for young people.