Abstinência

Pontos-Chave
  • Abstinência significa que você não está tendo nenhum tipo de contato sexual.
  • Abstinência é a melhor proteção contra DSTs e gravidez.
  • Você nunca deve se sentir pressionada a fazer sexo.
  • This guide in English
  • Young men's version of this guide

holding hands

Cada vez mais adolescentes estão escolhendo abstinência porque eles querem ter 100% de certeza que não irão contrair DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e gravidez. Mesmo adolescentes que já tiveram relações sexuais antes estão se comprometendo em ficar abstinentes.

O que é mesmo abstinência?

Abstinência significa não ter relações sexuais. Relação sexual significa que você está fazendo “sexo” ou “transando” com um parceiro. O sexo pode ser vaginal, oral ou anal. Se alguém é abstinente, isto significa que não está tendo relações sexuais com ninguém.

Por que os adolescentes estão escolhendo serem abstinentes?

Muitos adolescentes escolhem a abstinência, porque eles sabem que esta é a mais segura proteção contra DSTs, e é 100% eficaz em evitar uma gravidez. Outros escolhem abstinência devido a crenças religiosas ou por causa de seus valores pessoais.

É verdade que muitos adolescentes que já tiveram relações sexuais gostariam ter esperado?

Sim. Na verdade, 3 a cada 4 meninas que já tiveram relações sexuais gostaria ter esperado mais antes de transar.

O que eu devo dizer se eu me sentir pressionada a ter relações sexuais?

Uma boa relação se baseia em comunicação. Converse com a pessoa que você estiver namorando e deixe claro seus valores e o que você realmente quer. Não fique com vergonha em não fazer o que você não se sente confortável. O fato é que você não precisa contar a ninguém o porquê de você não querer transar. É bom ser honesta com a pessoa que você estiver namorando desde cedo sobre seu plano de ser abstinente. Desta forma, não haverá expectativas, e vocês dois poderão evitar situações que podem dificultar a abstinência, como, por exemplo, irem a uma festa que tenha bebidas alcoólicas ou ficarem sozinhos em casa.

Meu parceiro vive me dizendo “Se você me amasse, você transaria comigo”

Não caia nessa! Amar alguém não significa dar permissão para transar. Mudar de ideia e transar quando você não quer é se deixar de lado, e isto não é garantia de que seu parceiro fique com você. A longo prazo, se alguém quiser terminar com você só porque você não quer transar, é porque ele não valia a pena.

Como posso conversar com meus pais sobre sexo?

Você pode pensar que seus pais seriam os últimos da lista com quem você falaria sobre sexo, mas lembre-se de que eles foram adolescentes também e provavelmente passaram por muitas situações parecidas com as que você está passando agora. Na verdade, seus valores são baseados nas atitudes dos seus pais sobre as coisas. Conversar com seus pais pode ajudar você a entender seus sentimentos. Você pode querer conversar com seus pais sobre a pressão do seu parceiro. Você pode mencionar que existe muita pressão para que adolescentes façam sexo. Então você pode perguntar a eles o que eles pensam sobre sexo na adolescência. Seus pais sabem que crescer não é fácil. Se você der a eles a chance, seus pais podem dar-lhe ajuda e apoio. É importante lembrar-se de falar sobre seus sentimentos com um adulto ou amigo com quem você se sinta à vontade – alguém em quem você possa confiar.

É possível contrair uma DST ou ficar grávida sem intercurso vaginal?

Você pode contrair DSTs em relações vaginais, orais e anais. Você também deve saber que algumas DSTS (como o HPV) são transmitidas por contato íntimo pele-pele da região genital. Sim, é possível ficar grávida sem ter intercurso sexual se o homem ejacular (quando o esperma sai do pênis) perto da sua vagina.

Existem outros riscos envolvidos na relação sexual?

Sim. Além dos riscos de contrair uma DST ou engravidar, ter relações sexuais quando você não estiver pronta pode fazê-la se sentir mal consigo mesma e também fazer você questionar seu relacionamento.

Como eu serei capaz de saber quando eu estiver pronta para transar?

Saber quando você está pronta para transar pode ser um pouco difícil porque seu corpo pode fazê-la sentir que está pronta. Você pode estar apaixonada pelo seu parceiro e sentir vontade de transar. Isso é completamente normal, mas você deve ouvir seus pensamentos e crenças para ajudá-la a decidir quando é a hora certa. Se você estiver nervosa ou não tiver certeza, espere até você tomar uma decisão de que tenha certeza. Lembre-se de que a abstinência é o único método 100% confiável para evitar gravidez e DSTs. Uma coisa para se lembrar com certeza é: “você nunca deve se sentir pressionada ou obrigada a transar”.
Muitos adolescentes concordam que dizer “não” para o sexo pode ser difícil, mas começar a transar é uma decisão séria que tem consequências. Você pode decidir por dizer “não” e ainda ser íntima do seu parceiro. Se você optar por ser abstinente, isto significa que você quer esperar para transar até chegar a hora certa para você ou até chegar a hora que você esteja comprometida em usar preservativos e anticoncepcionais. Conversar com alguém em que você confia irá ajudar você a seguir seus sentimentos e valores e tomar a sua decisão.