Pílulas Anticoncepcionais: Todos os Guias

Pílulas Anticoncepcionais: Informações Gerais

Pontos-Chave
  • Existem muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais.
  • A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm dois hormônios: estrogênio e progesterona. Estas são denominadas contraceptivo hormonal oral combinado.
  • Pílulas anticoncepcionais também são chamadas de “contraceptivos orais” (ACO) ou “pílulas hormonais” (Pílula).

pilulas anticonceptcionais

Pílula anticoncepcional (também chamadas de pílulas contraceptivas ou “pílula”) é um método hormonal de contracepção feminina muito eficiente em prevenir uma gravidez. As pílulas são pequenos comprimidos que você engole todo dia. A maioria das pílulas contém dois tipos de hormônios femininos sintéticos (feito pelo homem): estrogênio e progesterona. Estes são parecidos com o estrogênio e a progesterona normalmente produzidos pelos ovários. Essas pílulas são chamadas de “contracepção hormonal combinada”, e existem em diferentes tipos.

Os hormônios presentes na pílula previnem uma gravidez por suprimir sua glândula pituitária, a qual interrompe o desenvolvimento e liberação do óvulo no ovário (ovulação) (veja a figura da anatomia reprodutiva feminina abaixo). A progesterona também ajuda impedindo o esperma de alcançar o óvulo e mudando o revestimento interno do útero.

Um outro tipo de pílula contém apenas um hormônio (progesterona) e é chamada ou de “pílula só de progesterona”, ou de “mini-pílula”. Ela age impedindo a ovulação e ajudando a impedir o esperma masculino de alcançar o óvulo.

Qual pílula anticoncepcional devo tomar?

Primeiro, pergunte para o seu médico se a pílula é adequada para você. Se for, discuta qual a pílula e qual é a dose certa para você. Algumas mulheres não podem usar estrogênio, então é melhor que elas tomem apenas a de progesterona.

O quão eficaz é a pílula em prevenir uma gestação?

A pílula é muito eficaz se você tomá-la exatamente como deveria – uma pílula por dia, tomada no mesmo horário todos os dias. Você também deve usar contraceptivos adicionais, como o preservativo, se você apresentar diarreia ou vômitos, ou se você estiver tomando alguma medicação que possa mudar a eficácia da pílula anticoncepcional. Usar preservativo é sempre importante para diminuir suas chances de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST).

A cada 100 mulheres que usam Pílulas Combinadas ou Pílulas de Progesterona
Uso Típico: 8 Mulheres Engravidam icon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant womanicon representing 1 pregnant woman
Uso Perfeito: 1 ou Menos Mulheres Engravidam icon representing 1 pregnant woman

 

anatomia reprodutiva

Se você tomar a pílula no mesmo horário todos os dias (uso perfeito), ela tem mais do que 99% de eficácia. Isso significa que se 100 mulheres tomarem a pílula combinada todos os dias, menos de 1 mulher ficará grávida dentro de um ano.

Embora pareça óbvio que a pílula é mais eficaz se tomada no mesmo horário todos os dias, o uso perfeito pode ser difícil tanto para adultos quanto para adolescentes. É por esse motivo que ela é considerada 92% efetiva. Isso significa que se 100 mulheres usarem a pílula, mas não a tomarem adequadamente, 8 ou mais mulheres ficarão grávidas dentro de um ano.

Quais são os possíveis efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais?

A maioria das mulheres não apresenta nenhum efeito colateral enquanto usam a pílula anticoncepcional. Entretanto, é possível que se tenha ciclos menstruais irregulares, náuseas, dor de cabeça ou mudanças de peso, especialmente nos primeiros meses. Cada tipo de pílula anticoncepcional pode afetar uma mulher de um jeito diferente.

  • Ciclos irregulares:escape (quando você não precisa usar um absorvente normal, apenas um forro) ou um sangramento muito pequeno podem ocorrer durante as primeiras 1-3 semanas do início da pílula, ou se você esquecê-la. Se o sangramento se tornar forte ou durar mais do que alguns dias, ou o sangramento acontecer depois que você já estiver tomando a pílula por alguns meses, continue tomando a pílula e fale com o seu médico.
  • Náusea:Náusea ocasionalmente ocorre quando você começa a tomar a pílula e geralmente desaparece dentro de alguns dias. É menos frequente de ocorrer se você tomar a pílula após o jantar ou com um lanche antes de deitar.
  • Dores de cabeça:Dores de cabeça podem ocorrer devido a um estresse na escola ou em casa, poucas horas de sono, infecções sinusais ou enxaqueca. A pílula pode melhorar ou piorar as dores de cabeça. Se seu médico achar que suas dores de cabeça estão relacionadas à pílula, ele poderá prescrever um anticoncepcional com uma dose menor de estrogênio ou suspender a pílula por um curto período. Se você tiver enxaqueca, fale com o seu médico sobre se a pílula é certa para você.
  • Mudanças de humor:Se sentir emocionalmente para cima ou para baixo pode acontecer com qualquer um e é improvável que seja por causa da pílula. Exercícios físicos e dieta saudável podem ajudar assim como o diálogo com alguém de confiança. Fale com o seu médico sobre o que você está sentindo.
  • Dor ou aumento mamário:Muito ocasionalmente, seus seios podem se tornar dolorosos e/ou ficarem maiores, mas geralmente eles ficam iguais. Dor mamária geralmente passa após alguns meses.
  • Mudança de peso:Algumas adolescentes ganham e outras perdem peso enquanto estão tomando pílula, mas a maioria mantém o mesmo peso. Tente lembrar-se de cuidar o tamanho das porções de comida, evitar fast food, e comer 5-13 porções de frutas e vegetais todos os dias. Tome bastante água e não esqueça de se exercitar! Caso você esteja pensando, a pílula não contém calorias.

Se ocorrer algum desses efeitos colaterais, eles geralmente são leves e desaparecem nos primeiros três ou quarto meses que você estiver tomando a pílula. Se você apresentar efeitos colaterais, fale com o seu médico. Se os efeitos colaterais forem desconfortáveis ou se não desaparecerem, seu médico poderá trocar o tipo de pílula.

Existe algum efeito colateral sério da pílula com que eu deva me preocupar?

A maioria das mulheres jovens que tomam pílula não têm ou têm poucos problemas. Se você apresentar algum dos seguintes problemas, ligue para o seu médico imediatamente:

  • Dores abdominais ou de estômago (forte)
  • Dor no peito (forte), tosse e respiração curta
  • Dor de cabeça (forte), tontura, fraqueza, torpor
  • Problemas de visão (perda ou visão borrada), problemas de fala
  • Dor forte na perna (panturrilha ou coxa)

Trombose (Coágulos sanguíneos): Um coágulo sanguíneo na perna ou pulmão é um efeito colateral raro, mas muito sério. Se você apresentar dor ou inchaço repentinos na perna e/ou respiração curta e/ou dor no peito, procure seu médico imediatamente ou vá à emergência. Se você tem história de coágulos sanguíneos, você não deve tomar pílula. Fale para seu médico se alguém na sua família (parente de sangue) já apresentou trombose, especialmente quando jovem. A pílula aumenta o risco de trombose em três a quarto vezes, o que é menos do que se você engravidasse. Trombose também é mais provável de acontecer se você for fumante, estiver acima do peso, se submeter a uma cirurgia ou permanecer sentada em uma viagem de avião por um longo período. Para diminuir as chances de apresentar uma trombose, não fume e, se fizer uma longa viagem de avião, levante-se, caminhe e beba bastante água. Se você fumar, é importante dizer isso ao seu médico antes de iniciar a pílula. Se tiver cirurgia marcada, e não tiver possibilidade de se mover muito após a cirurgia, pergunte ao seu médico sobre a necessidade de suspender a pílula por 3-4 semanas antes e após a cirurgia até você voltar a se locomover normalmente.

Benefícios Médicos

Adolescentes e mulheres jovens recebem frequentemente prescrições de pílulas anticoncepcionais só por seus benefícios médicos. A pílula é um tratamento seguro e efetivo para muitos tipos de problemas médicos, incluindo SOP, menstruações irregulares, cólicas menstruais, acne, TPM, e endometriose.

Existe algum benefício médico de tomar pílulas anticoncepcionais?

Pílulas anticoncepcionais não previnem apenas uma gravidez, mas também têm outros benefícios médicos. Muitas adolescentes tomam pílulas só por esses benefícios e não para prevenir uma gravidez.

  • Menstruações regulares e mais curtas:Anticoncepcionais orais podem ajudar a regular o ciclo menstrual para que suas menstruações venham a cada 28 dias. A pílula usualmente deixa as menstruações mais leves também. Você pode apenas ter uma borra marrom no seu absorvente, absorvente interno, forro ou calcinha. A dose hormonal das pílulas é muito baixa. Isso significa que a linha endometrial do seu útero não fica muito grossa enquanto você estiver tomando a pílula, então pouco sangue acaba vindo a cada mês. Se estiver sob uso de pílulas em regime estendido, você pode ter uma menstruação a cada três meses ou menos ainda.
  • Pele mais limpa:Pílulas anticoncepcionais podem prevenir acne. Os hormônios na maioria dos tipos de pílulas podem impedir a acne de se formar. Mas seja paciente, pode levar alguns meses até notar alguma melhora.
  • Menos cólicas ou ausência de cólica:pílulas anticoncepcionais podem ajudar a diminuir cólicas menstruais.
  • Outros benefícios médicos:já que existe menos sangramento com o uso das pílulas anticoncepcionais, meninas que tomam a pílula têm menos chances de se tornarem anêmicas (ter poucas células vermelhas no sangue). Meninas que tomam pílulas também têm menos chances de apresentar câncer de endométrio (a linha do útero), câncer de ovário e cistos ovarianos. Pílulas anticoncepcionais também protegem contra uma gravidez que ocorre fora do útero (gestação tubária ou ectópica).

Qualquer um pode tomar pílulas anticoncepcionais?

Quase todas as adolescentes e jovens mulheres podem tomar pílulas anticoncepcionais. Existem apenas algumas razões pelas quais seu médico pode achar que você precise escolher outro método que não a pílula. Essas razões são chamadas de “contraindicações”.

Contraindicações para o uso de pílulas anticoncepcionais combinadas incluem:

  • História pessoal ou familiar de trombose (coágulos sanguíneos) ou problemas genéticos que causem coágulos
  • Enxaqueca com aura (pontos ou ondas cintilantes ou dificuldade visual que ocorre 5 a 30 minutos antes do início da dor de cabeça), ou sintomas neurológicos (torpor, perda da fala)
  • Alguns tipos de doenças cardíacas
  • Pressão alta que não é controlada com medicação

Cirurgia ou outra razão que impeça você de se locomover ou levantar e caminhar (imobilização)


Pílulas Anticoncepcionais: Como tomar

Pontos-Chave
  • Existem muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais.
  • A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm dois hormônios: estrogênio e progesterona. Estas são denominadas contraceptivo hormonal oral combinado.
  • Pílulas anticoncepcionais também são chamadas de “contraceptivos orais” (ACO) ou “pílulas hormonais” (Pílula).

pilulas anticonceptcionais

A cartela mais comum de pílulas contém 21 pílulas hormonais ativas e 7 pílulas placebo, mas algumas cartelas têm 23, 24, 26 ou até 28 pílulas ativas. O exemplo demonstrado na tabela abaixo é de uma cartela de 28 comprimidos na qual você toma 21 pílulas hormonais ativas e 7 pílulas placebo, que não contêm nenhum hormônio ativo. Essas 7 pílulas são apenas “lembretes” e existem na maioria das marcas. Elas são tomadas durante a quarta semana, incluindo seu período menstrual. Com cartelas que contêm 24 pílulas ativas, as últimas quatro são “lembretes” ou as últimas sete pílulas têm menores quantidades de hormônio. Seu médico irá dizer se você irá tomar as pílulas ativas de maneira contínua ou em ciclos como demonstrado abaixo.

  1. Para tomar a pílula, siga as instruções na cartela. Seu médico irá explicar como você usará sua cartela. Você será orientada a começar usar a cartela em um domingo, no primeiro dia da sua menstruação, ou no dia em que você consultou com seu médico.
  2. Você deve tomar a pílula todos os dias, no mesmo horário, até o fim da cartela. Tome a pílula junto com alguma atividade que você faça regularmente para que não se esqueça. Por exemplo, você pode deixar a sua cartela junto à escova de dentes, ou programar o alarme do seu celular como um lembrete. O melhor horário para tomar a pílula é trinta minutos depois de uma refeição completa como o jantar ou antes de dormir. Você pode ter um pouco de náusea no primeiro mês, mas ela geralmente vai embora com o tempo. Algumas mulheres jovens que tomam a pílula ao levantar pela manhã são mais propensas a apresentar náuseas, especialmente se elas pularem o café da manhã. Então tomar a pílula na hora de jantar pode melhorar esse sintoma.
  3. Após completar uma cartela de 28 dias, você deve iniciar imediatamente uma nova cartela no dia seguinte. Durante a quarta semana do ciclo da pílula, você deverá menstruar. Sua menstruação irá cessar quando você iniciar a nova cartela.

como tomar pilulas anticonceptcionais

Posso tomar mais do que 21 dias de pílula em sequência?      

Algumas meninas preferem tomar 42 pílulas (2 cartelas de pílula), 63 pílulas ou até continuamente devido às cólicas, TPM ou conveniência. Na verdade, existe um tipo de pílula que vem em uma cartela de 84 pílulas e 7 pílulas lembretes, e outra que vem com 84 pílulas e 7 pílulas com baixa dose de estrogênio. Converse com o seu médico se o regime estendido das pílulas faz sentindo para você.

A tomada estendida das pílulas funciona melhor com pílulas monofásicas (todas da mesma dose, todas com a mesma cor). O lado negativo é que algumas meninas podem apresentar com irregularidade menstrual ou escape inesperado e alguns seguros de saúde podem não autorizar cartelas extras sem uma razão médica.

E se eu esquecer de tomar uma ou mais pílula anticoncepcional combinada?

Cartelas de pílulas contraceptivas combinadas contendo 28 comprimidos contêm 3 semanas de pílulas hormonais ativas e 1 semana de pílulas “lembretes” inativas.

Se você esquecer 1 pílula ativa:

  • Tome-a assim que possível e continue tomando as outras pílulas no horário usual. Você pode tomar 2 pílulas no mesmo dia (uma no horário que você lembrou e a outra no horário usual) ou até 2 ao mesmo tempo.

Se você esquecer 2 ou mais pílulas em sequência:

  • Tome a pílula esquecida mais recente assim que possível
  • Descarte as outras pílulas esquecidas
  • Continue tomando as outras conforme o horário usual.
  • Você pode tomar duas pílulas em um mesmo dia (uma no momento em que se lembrar e a outra no horário usual).
  • Se você esqueceu de tomar as pílulas ativas na terceira semana ou em sequência (dias 15-21 da cartela de 28 comprimidos), não tome as pílulas lembretes, mas termine as pílulas ativas
  • Então, inicie imediatamente uma nova cartela.
  • Se você for sexualmente ativa e esqueceu 2 pílulas, use preservativo todas as vezes que mantiver relações sexuais, ou não tenha relações até que você tenha tomado 7 pílulas em sequência.
  • Fale com seu médico sobre se você deverá usar contracepção de emergência, especialmente se você esqueceu as pílulas da primeira semana da cartela, ou manteve relações sexuais nos últimos 5 dias.
Contracepção de emergência é recomendada se você manteve relações sexuais desprotegidas durante o período que esqueceu as pílulas. Pessoas de todas as idades podem comprar Plan B One-StepTM sem identidade ou prescrição. Outro tipo de contracepção de emergência é chamado EllaTM, e qualquer um consegue uma prescrição para comprá-la.

E se você esquecer de tomar uma ou mais pílula de progesterona?

  • Se você esquecer até uma pílula de progesterona com até 3 horas de atraso tome assim que possível e use preservativos (ou outro método contraceptivo) por pelo menos 2 dias.
  • Tome a próxima pílula como o usual (você poderá ter que tomar duas pílulas num mesmo dia).
  • Continue tomando o resto da cartela como você normalmente faria. Comece a nova cartela no tempo certo. Se você tiver mantido relações sexuais nos últimos 5 dias, fale com seu médico sobre a necessidade de contracepção de emergência.
Se você achar que estiver esquecendo de tomar as pílulas com frequência, fale com seu médico sobre usar outro tipo de método contraceptivo que for mais conveniente para você.

Pílulas Anticoncepcionais: Perguntas Mais Frequentes

Pontos-Chave
  • Existem muitos tipos de pílulas anticoncepcionais
  • A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm dois hormônios: estrogênio e progesterona. Estas são chamadas de pílula anticoncepcional oral combinada.
  • Pílulas anticoncepcionais também são chamadas de “contraceptivos orais” (ACO) ou de “pílulas hormonais” (Pílula)

pilulas anticonceptcionaisExistem diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais?

Sim. Existem muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais (existem diferentes doses hormonais em diferentes pílulas hormonais). Você será questionada sobre sua história médica,  sobre o seu seguro de saúde e sobre se você tem um co-pagamento (custo que seu seguro de saúde não cobre) para diferente pílulas. Seu médico poderá prescrever apenas pílula de progesterona (se existir alguma razão médica pela qual você não pode tomar estrogênio). Se você não apresentar nenhum problema médico que a coloque em risco para complicações médicas, seu médico irá decidir qual será a melhor pílula a ser prescrita para você.

E se eu não estiversatisfeita com a pílula anticoncepcional que eu estou tomando?

Se você não estiver satisfeita com a pílula que você está tomando, e com os efeitos que ela tem sobre você, converse com seu médico. Só não desista e pare simplesmente de tomá-la. Seu médico pode prescrever a você um tipo diferente de pílula. Existem muitos tipos, e elas afetam as pessoas de maneiras diferentes. Algumas você irá gostar; outras, não. Você deverá tentar diferentes tipos até achar algum que funcione melhor para você. Existem também outros métodos que previnem uma gravidez, você pode conversar com seu médico sobre essas outras opções.

Por quanto tempo eu posso tomar pílulas anticoncepcionais?

É seguro você usar pílulas por anos, seja para regular seu ciclo menstrual, aliviar suas cólicas ou para reposição hormonal ou contracepção.

Eu preciso usar outras formas de contracepção junto com a pílula?

Pílulas anticoncepcionais não protegem uma mulher de contrair doenças sexualmente transmissíveis. É muito importante usar preservativo sempre que tiver uma relação sexual. Preservativos também são importantes como um segundo método para proteção contra um gestação caso você esqueça mais de uma dose da pílula, especialmente durante o primeiro mês de uso (para ficar mais segura); ou quando você estiver tomando outras medicações que mudem a afetividade da pílula; ou quando você estiver doente com diarreia ou vômitos. Sempre que você fizer uso de uma nova medicação, pergunte ao seu médico se ela poderá alterar a efetividade da pílula.

Eu preciso ficar um tempo sem tomar pílula?

Não existe nenhuma razão médica para você ficar um tempo sem tomar pílulas.

Eu terei problemas para engravidar após usar pílula anticoncepcional?

Não existe nenhuma mudança na fertilidade com o uso de pílulas anticoncepcionais. Entretanto, se suas menstruações eram irregulares antes de você começar a tomar a pílula, é provável que suas menstruações serão irregulares novamente quando você parar de tomar.

As pílulas anticoncepcionais podem causar defeitos congênitos?

Não, as pílulas não causam defeitos congênitos (ao feto) nem afetam a saúde do seu futuro filho.

As pílulas causam câncer?

Não. A pílula, na verdade, protege contra câncer de ovário e câncer de endométrio. Uma mulher tem metade das chances de ter câncer de ovários ou endométrio se ela tomar pílulas. A maioria dos especialistas acredita que tomar pílulas anticoncepcionais não aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. Mesmo meninas com história familiar de câncer de mama podem usar pílulas. Foi demonstrado que usuárias de pílulas anticoncepcionais têm um maior risco de câncer do colo do útero comparadas com não-usuárias, mas o câncer de colo é causado pelo HPV; logo, vacine-se contra o HPV e use preservativos. Fumar aumenta o risco de câncer de colo do útero; então, pare de fumar (ou não comece) para manter o seu corpo saudável.

Posso fumar se eu estiver tomando a pílula?

Por muitas razões, é muito melhor não fumar. Parando de fumar (ou nunca começando), você diminuirá seus riscos com a pílula. Fumar aumenta o risco de doença cardiovascular (incluindo coágulos e derrame). Quando mais você fumar e mais velha você for, maior é o risco.

Pílulas anticoncepcionais protegem contra DSTs?

Pílulas anticoncepcionais não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Preservativos ajudam a prevenir a maioria das infecções sexualmente transmissíveis.

E se eu esquecer de tomar minha(s) pílula(s) e eu for sexualmente ativa?

Fale com o seu médico. Contracepção de emergência é geralmente recomendada se você manteve relações sexuais desprotegidas durante o período em que você esqueceu a pílula. Nos Estados Unidos, mulheres de todas as idades podem comprar Plan B One-StepTM sem prescrição. Se você tiver 17 anos ou mais, você pode comprar Next ChoiceTM sem prescrição. EllaTM é um novo contraceptivo de emergência, no entanto, é necessário prescrição para tomá-lo.

Se eu não ficar menstruada enquanto estiver tomando pílula significa que eu estou grávida?

Normalmente não. Às vezes, você poderá não menstruar se estiver usando pílula anticoncepcional. Isso pode ser normal. Se você pular um ciclo menstrual e não esquecer nenhuma pílula, tudo provavelmente está normal. Apenas inicie uma nova cartela no horário usual. Entretanto, se você estiver preocupada, ou pulou duas menstruações em sequência, você provavelmente está bem, mas certifique-se com seu médico e faça um teste de gravidez. Se você esqueceu alguma pílula e pulou alguma menstruação, continue tomando suas pílulas, mas consulte seu médico para realizar um teste de gravidez.

Devo contar aos meus amigos que eu estou tomando pílulas anticoncepcionais?

Depende. Você poderá ou não contar a seus amigos que está usando pílula anticoncepcional. Mesmo se você estiver tomando pílula para reposição hormonal por condições médicas, alguém que ouça que você está tomando pílula poderá supor que você está tendo relações. Entretanto, você pode querer dividir isso com seus amigos para que eles ajudem você a ter ideias de como não esquecer de tomar as pílulas. Só pense noem o que será melhor para você.

Como eu falo com meus pais sobre tomar pílula?

Se você decidir contar ao seus pais que está tomando pílula, você vai querer pensar em como contar. Eles podem supor que você é sexualmente ativa, o que pode fazer com que façam perguntas que deixem você desconfortável em um primeiro momento. Entretanto, ao mesmo tempo é uma boa ideia ter uma conversa calma e aberta já que eles podem ser uma boa fonte para esclarecer suas dúvidas e preocupações sobre a pílula. Fale com eles sobre os benefícios da pílula assim como suas preocupações. Se seus pais ou tutores tiverem dúvidas, conte a eles sobre o nosso guia para pais sobre pílulas anticoncepcionais.

Onde eu posso conseguir pílulas anticoncepcionais?

Meninas podem tomar pílulas anticoncepcionais para alívio das cólicas, irregularidade menstrual e contracepção. Você pode obter uma receita de pílulas anticoncepcionais com seu médico. Seu médico irá verificar sua pressão e peso, perguntar sobre sua história médica e familiar, perguntar se você fuma ou se usa preservativos. Se você não tem nenhum problema de saúde que possa contraindicar o uso de pílulas anticoncepcionais, seu médico provavelmente irá receitar a pílula no mesmo momento. Você pode comprar pílulas anticoncepcionais em uma farmácia ou por e-mail, dependendo do seu plano de saúde. Embora pílulas possam ser de graça ou tenham baixo custo, para a maioria dos planos de saúde, o custo de uma caixa mensal de pílulas fica geralmente entre $5-$50 (dependendo do tipo que você tomar e do seuco-pagamento). É normal ter uma consulta de revisão após você estar 3 meses sob o uso do medicamento para verificação de seu peso e pressão arterial. Assegure-se que você tenha uma consulta marcada antes de suas cartelas acabarem para que nunca fique sem a pílula.

Você já ouviu que se manter relações sexuais enquanto estiver menstruada não ficará grávida?

Isso não é verdade. Se você tiver um período menstrual longo e um ciclo curto, você ainda pode ovular no final do seu ciclo menstrual. Algumas mulheres apresentam uma pequena quantidade de sangramento durante a ovulação e podem confundir isso com um período menstrual. Isso significa que você ainda pode ficar grávida durante sua menstruação.

Você já ouviu que se ficar em pé logo após manter relações sexuais você não irá engravidar?

Isso definitivamente não é verdade! Levantar, sentar, ficar deitada – nenhuma posição corporal é capaz de evitar gravidez.

Você já ouviu que na primeira vez que você transar não irá engravidar?

Não é verdade! Não interessa quando ou quantas vezes você transar, você correrá o risco de engravidar sempre.