Teste para HIV

This guide in English Esta guía en Español
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

HIV, AIDSAtualmente é recomendado que qualquer pessoa acima de 13 anos tenha um teste de HIV anual como parte de exames de rotina. É principalmente importante se você for sexualmente ativo ou se compartilhou agulhas (estes têm um bom motivo para serem testados para HIV mais frequentemente). Nem todo mundo que foi infectado pelo HIV apresenta sintomas ou se sente doente; logo, ser testado é o único jeito de saber com certeza se você é negativo. É também importante ser testado regularmente porque quando o HIV é diagnosticado precocemente, pode-se iniciar imediatamente o tratamento antes que o vírus cause maiores danos.

O número de infecções novas em jovens torna muito importante o teste para todos e sua repetição nos casos de envolvidos em situações de risco. A decisão de ser testado pode ser a parte mais difícil; logo, orgulhe-se ao tomar essa grande decisão.

Como é o teste?

Existem muitos lugares onde você pode ser testado para o HIV, como no consultório do seu médico ou em locais especializados. Você primeiramente receberá informações sobre o HIV, sobre os fatores de risco para o HIV e sobre os diferentes tipos de testes. Você terá tempo para fazer perguntas e conversar a respeito de qualquer assunto que te preocupe. A escolha de ser testado é sua.

A segunda parte é ser testado.

Existem três testes principais:

  • Teste de sangue padrão (EIA ou ELISA): Este teste leva de poucos dias a 2 semanas para o resultado. O sangue é coletado uma vez do braço. Este tipo de teste detecta o HIV no sangue cerca de 6 a 8 semanas após a exposição.
  • Western Blot: Se o teste de sangue padrão for positivo para anticorpos anti-HIV, o teste de Western Blot é realizado. Se este teste for positivo, a pessoa tem HIV. O teste de quarta geração é um tipo de teste sanguíneo que leva 7-10 dias para o resultado. Este teste é suficientemente sensível para a detecção de HIV no sangue 2 semanas após uma possível exposição. Nem todos os locais oferecem esse tipo de testagem; logo, é importante conversar com seu médico sobre quando foi a última fez que você se expôs ao risco e sobre os tipo de teste de HIV que ele oferece.
  • Teste rápido (fitas de dedos ou testes orais): Ambos os testes levam cerca de 20 minutos para os resultados. Este teste providenciará resultados após 6 a 8 semanas de exposição ao HIV.
  1. O teste de sangue é uma fita de dedo; uma pequena quantidade de sangue é retirada da ponta do seu dedo e misturada na solução.
  2. O teste oral – uma pequena quantidade de saliva é obtida da boca de uma pessoa através de um cotonete que se parece com uma escova de dentes.

Se qualquer um dos testes rápidos for positivo, um Western Blot é realizado (através do sangue) para confirmar se a pessoa é HIV positivo.

É importante saber que existem três tipos de resultados que podem ser obtidos de testes rápidos: não reagente, inválido e reagente.

  • Um teste não reagente significa que nenhum anticorpo anti-HIV foi encontrado. Ele detectaria qualquer exposição que aconteceu 6 semanas antes do teste ou antes disso.
  • Um teste inválido significa que o teste não funcionou adequadamente e deverá ser repetido.
  • Um teste reagente significa que o resultado é considerado preliminarmente positivo, e significa que os anticorpos anti-HIV foram encontrados. Um segundo teste será necessário utilizando coleta de sangue para confirmar o achado.

Existe um outro teste disponível para uso domiciliar:

  • O Home Access Kit®: Este teste foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA). Você pode comprá-lo na maioria das farmácias sem prescrição. Ele também é um teste que utiliza a “fita de dedo”. Você espeta seu dedo e coloca uma gota de sangue em um cartão que vem com o kit. Você manda o cartão para o laboratório e os resultados chegam por telefone em torno de 1-3 dias.

Não importa qual teste a pessoa resolva fazer, é muito importante sempre buscar o resultado.

A terceira e a última parte do teste é buscar o resultado e conversar sobre o significado dos resultados para o futuro.

Quase todos lugares de testagem no estado de Massachusetts oferecem testes sigilosos. Um “teste sigiloso” usa seu nome e outras informações que o identifiquem. Todas essas informações são bloqueadas. Apenas o realizador do teste é capaz de ver o resultado e apenas com a sua aprovação poderá compartilhar o resultado com seu médico, se você assim decidir.

Testagem anônima não usa seu nome. Ela usa códigos ou números com o intuito de identificar o seu teste e resultado.

Diferentes locais de testes, assim como estados diferentes, têm suas regras próprias. Descubra se o teste é gratuito e quem terá acesso aos resultados antes de você realizar a testagem.

Onde eu posso realizar o teste?

Você pode realizar o teste no consultório do seu médico ou em um centro de testagem local. Se você mora nos EUA, procure um centro de testagem perto de você no CDC HIV testing resource site. Esse site tem um local aonde você digita o seu zip code, e obtém os nomes e endereços dos locais de testagem mais próximos de você. É financiado pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC).