Injeções Hormonais de Estrogênio/Progesterona

This guide in English
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
vaccine

Mesigyna® e Cyclofem® são duas marcas desses hormônios. Eles estão disponíveis em muitos países mas não estão disponíveis nos Estados Unidos. Injeções hormonais de estrogênio/progesterona são muito efetivas em prevenir uma gestação.

A cada 100 mulheres que usam injeções de estrogênio/progesterona
Uso Típico: 6 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 1 ou menos mulher engravidaicon representing less than one pregnant woman

O que são injeções Cyclofem® e Mesigyna®?

As injeções de Cyclofem® e Mesigyna® contêm formas de hormônios sintéticos (feito pelo homem) de estrogênio e progesterona. Os hormônios suprimem sua glândula hipófise, a qual impede seus ovários de ovular. Sem os óvulos, a gestação não ocorre. As injeções também modificam o endométrio do útero e o muco cervical. A mudança no muco cervical dificulta o esperma de atingir o óvulo.

Com que frequência devo aplicar as injeções de Cyclofem® ou Mesygina®?

As injeções de Cyclofem® e Mesygina® proporcionam proteção por um mês contra uma gestação. Portanto, você deve aplicar uma injeção por mês para obter a maior proteção. As injeções devem ser aplicadas a cada 28-30 dias. Se o intervalo entre as injeções for maior do que 33 dias, as injeções não são tão efetivas. A primeira injeção é dada dentro de 5 dias após o primeiro dia da menstruação, dentro de 7 dias após a parada do contraceptivo oral, ou 11-13 semanas após a última dose de Depo-Provera®.

Qual é  eficácia das injeções de Cyclofem® e Mesigyna®?

Se uma mulher aplicar Cyclofem® ou Mesigyna® no tempo certo a cada mês, elas são mais do que 99% efetivas. Isso significa que a cada 100 mulheres que fizerem uso de Cyclofem® ou Mesigyna® corretamente, menos de 1 mulher ficará grávida dentro de 1 ano. Entretanto, se a injeção é aplicada tardiamente, ela se torna 94% efetiva.

Injeções de Cyclofem® e Mesigyna® não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, logo você precisa usar preservativo para se proteger contra DSTs.

Existem efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® e Mesygina®?

Existem possíveis efeitos colaterais das injeções de Cyclofem® ou Mesygina®. Eles podem ser diferentes para cada mulher.

Eles incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares – mais longos ou mais curtos, mais intensos ou mais leves
  • Ausência de fluxo menstrual
  • Dor de cabeça
  • Ganho de peso (a maioria das mulheres não ganham peso, mas aquelas que ganham, ganham em média 1,8 Kg por ano. Você pode ajudar a manter seu peso mantendo uma alimentação saudável e realizando exercícios físicos regulares).
  • Dor mamária
  • Ansiedade
  • Trombose venosa (raro, mas sério)
Se você apresentar qualquer um desses sintomas, converse com seu médico.

Eu ficarei menstruada enquanto estiver tomando Cyclofem® ou Mesigyna®?

Algumas mulheres tem ciclos menstruais regulares, outras tem ciclos irregulares (especialmente no início), e outras param de menstruar enquanto usando Cyclofem® ou Mesigyna®. Não é um problema de saúde se você não estiver menstruando, isso só significa que seus ovários estão em repouso e o endométrio do útero não cresce; logo, não há sangramento menstrual. Você voltará a menstruar após parar de usar Cyclofem® ou Mesigyna®.

Qualquer mulher pode usar Cyclofem® ou Mesigyna®?

Não. Cyclofem® não pode ser usada por mulheres que:

  • Estiverem grávidas
  • Tiverem uma doença ou problema hepático
  • Tiverem trombose venosa ou história de trombose
  • Tiverem pressão muito alta
  • Tiverem enxaquecas fortes
  • Tiverem certos tipos de doenças cardíacas

Se você estiver interessada em usar Cyclofem ou Mesigyna, seu médico irá examiná-la e perguntará sobre sua história médica e sua história familiar. Desse modo, ele ou ela irão descobrir se essas injeções são um bom tipo de método contraceptivo para você.

Quais são as diferenças entre as injeções de Depo-Provera® e  de Cyclofem® ou Mesigyna®?

A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®. Entretanto, Cyclofem® e Mesigyna® causam menos irregularidades menstruais do que a Depo-Provera®. Existem menos relatos de amenorreia (ausência de menstruação), sangramento eventual, sangramento irregular, e sangramento menstrual mais longos nas usuárias de Cyclofem® e Mesigyna® do que nas de Depo-Provera®. Além disso, a fertilidade (estar apta a engravidar) retorna mais rápido com Cyclofem® e Mesigyna® do que com Depo-Provera®. Com a Depo-Provera® há a possibilidade de diminuição de massa óssea, mas isso não é um problema com Cyclofem® e Mesigyna®. Converse com seu médico sobre qual é a melhor escolha para você.