Injeção Hormonal de Depo-Provera ®

Pontos-Chave
  • A injeção de Depo-Provera®é muito efetiva em prevenir uma gestação
  • É importante aplicar a injeção a cada 13 semanas (3 meses)
  • O fluxo menstrual pode ficar mais forte inicialmente, e diminuir depois, com o uso de Depo-Provera®
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

depo-provera

Depo-Provera® é um método hormonal feminino de contracepção. É muito efetivo na prevenção de uma gestação. A Depo-Provera® contém uma forma sintética (feito pelo homem) do hormônio progesterona, chamada acetado de medroxiprogesterona de depósito (AMP). A injeção de Depro-Provera®proporciona 3 meses de proteção contra uma gravidez. Você deve aplicar uma injeção a cada 3 meses (13 semanas) para obter a melhor proteção contra uma gestação. É seguro aplicar a injeção até 2 semanas mais cedo se a aplicação de 3 meses não se encaixar na sua rotina.

A cada 100 mulheres que usam o Depo-Provera®
Uso Típico: 6 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 1 ou menos mulher engravida 1 Pregnant Woman

Quando a injeção hormonal de Depo-Provera® começa a funcionar?

A maioria das meninas aplicam a primeira injeção de Depo-Provera® nos primeiros 5 dias do ciclo menstrual. Você está então protegida contra uma gestação logo após a injeção. Outra maneira de iniciar Depo-Provera® é o “Início Imediato”- você aplica a injeção quando não manteve relações sexuais nas últimas duas semanas (ou usou preservativo em 100% das vezes) e tem um teste de gestação negativo. Nesse caso, você necessita do uso do preservativo por pelo menos 7 dias após a injeção para proteção adicional.

Como a Depo-Provera® protege contra uma gravidez?

O AMP injetável suprime sua glândula hipófise a qual impede seus ovários de ovular. Sem os óvulos, a gestação não acontece. As injeções também modificam o endométrio do útero e o muco cervical. A mudança do muco cervical dificulta o esperma de alcançar o óvulo.

O quanto efetivo é a injeção de Depo-Provera®?

Se uma mulher aplicar as injeções de Depo-Provera® corretamente a cada 3 meses, este método é mais do que 99% efetivo. Isso significa que a cada 100 mulheres que fazem uso de Depo-Provera® corretamente, menos de 1 mulher ficará grávida em 1 ano.

As injeções de Depo-Provera® não previnem contra doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, você precisa usar preservativos para diminuir suas chances de contrair DSTs.

Existem outros benefícios da Depo-Provera® além de prevenir contra uma gestação?

Sim. As injeções de Depo-Provera® podem diminuir as cólicas menstruais, diminuir o fluxo menstrual (ou, ainda, deixá-la sem sangrar, o que muitas meninas acham bom), e diminuir suas chances de ter anemia.

Onde eu posso aplicar as injeções de Depo-Provera®?

Seu médico pode prescrever as injeções de Depo-Provera®. Antes, ele/ela vai querer examiná-la e perguntar sobre sua história médica e sua história familiar. Deste modo, seu médico saberá se a injeção de Depo-Provera® é um bom tipo de contracepção para você. A primeira injeção de Depo-Provera®  é geralmente dada nos 5 primeiros dias do ciclo menstrual. Cada injeção custa em torno de $30-100, mas a maioria dos seguros de saúde cobrem o custo.

Existem efeitos colaterais das injeções de Depo-Provera®?

Existem possíveis efeitos colaterais das injeções de Depo-Provera®. Eles podem ser diferentes para cada mulher. Eles incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares – mais curtos ou mais longos, mais leves ou mais intensos
  • Ausência de fluxo menstrual (quanto mais tempo você aplicar injeções de Depo-Provera®, maior é a chance de você não menstruar)
  • Ganho de peso (a estimativa é que a mulher ganhe em torno de 2,3 Kg por ano nos primeiros 3 anos). Mas você pode ajudar a manter seu peso comendo uma dieta saudável e se exercitando regularmente. Mulheres jovens que já estão acima do peso tem mais chance de ganhar peso enquanto usam a Depo-Provera®.
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Depressão
  • Dor/ desconforto abdominal
  • Possível perda mineral óssea que geralmente é reversível

Se você apresentar algum desses efeitos colaterais, fale com seu médico. É importante que você saiba que a maioria das mulheres terão ciclos menstruais irregulares, especialmente durante os primeiros 6 meses.

Eu devo me preocupar com meus ossos enquanto eu estiver em uso de Depo-Provera®?

Pesquisadores descobriram que adolescentes são mais propensas a perder densidade óssea quando em uso de Depo-Provera®. Meninas também perdem densidade óssea quando grávidas, logo, devem pensar nos riscos de uma gestação comparados ao benefício de uma contracepção efetiva com a Depo-Provera®. Seus anos de adolescência, especialmente os anos que você está na puberdade (dos 11 aos 15 anos), são particularmente importantes para você adquirir massa óssea. Então, até que saibamos mais, o melhor conselho é iniciar Depo-Provera®  pelo menos 2 anos após você iniciar suas menstruações, ingerir 1300 mg de cálcio na dieta, tomar 400 a 800 unidades de vitamina D diariamente, exercitar-se e manter um peso saudável (não muito magra). Converse com seu médico sobre todas as opções de contracepção, especialmente se você usou Depo-Provera®  por mais de 2 anos ou se você tem uma história familiar forte de baixa massa óssea (osteoporose). Pacientes com risco de osteoporose devem considerar um outro método contraceptivo. Se você tiver 18 anos ou mais, a preocupação com a Depo-Provera®  é menor, mas você deve ainda ingerir cálcio e vitamina D e exercitar-se. Não importa a idade que você tenha, certifique-se de não fumar enquanto estiver tomando medicações que contêm hormônios.

Eu devo me preocupar se minhas menstruações pararem enquanto eu estiver usando Depo-Provera®?

Não. Muitas mulheres não menstruam após uma média de 6-12 meses do início da Depo-Provera®. Isso não é razão para se preocupar. Não é um problema de saúde e não significa que você esteja grávida. Isso só significa que seus ovários estão descansando, e o endométrio do útero não cresce. Logo, não há sangramento menstrual. Você menstruará novamente dentro de 6-18 meses após você parar de aplicar a Depo-Provera®.

Qualquer mulher pode usar injeções de Depo-Provera®?

Não. Injeções de Depo-Provera®  não podem ser aplicadas em mulheres que:

  • Estiverem grávidas
  • Apresentarem um sangramento vaginal inexplicado
  • Tiverem uma doença hepática séria
  • Tiverem câncer de mama

Mas a boa notícia é que mulheres que não podem usar estrogênio ainda podem usar a Depo-Provera®. A Depo-Provera®  também pode beneficiar pacientes com anemia falciforme diminuindo os ataques de dor. A Depo-Provera®  também pode diminuir o número de convulsões.

Se eu decidir por parar de aplicar injeções de Depo-Provera®, quando eu devo iniciar outro tipo de contracepção?

Se você quiser parar de usar Depo-Provera®, tudo que você precisa é parar de aplicar as injeções. Mesmo assim, a injeção de Depo-Provera®  protege você por mais 3 meses. É muito importante parar as injeções em segurança e iniciar outro tipo de contracepção 3 meses após sua última injeção.

Injeção de Depo-Provera® é um método de planejamento familiar efetivo a longo prazo, desde que você aplique a cada 13 semanas/ou 3 meses. Sangramento irregular, e/ou de escape, é esperado durante os primeiros meses de uso; entretanto, o escape/sangramento tipicamente diminui após esse tempo e, em alguns casos, o sangramento para completamente.