Esponja Contraceptiva

Pontos-Chave
  • A esponja contraceptiva é mais efetiva se usada junto com preservativo
  • A esponja contraceptiva não protege contra DSTs ou HIV
  • A esponja contraceptiva NÃO deve ser usada durante a menstruação
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

contraceptive sponge
Esponja Contraceptiva

A esponja contraceptiva é uma esponja de espuma pequena, em formato de donut, que contém um espermicida chamado Nonoxynol-9. A esponja contraceptiva é um método de barreira vaginal que previne contra uma gestação por impedir o esperma de fertilizar o óvulo, que seus ovários produzem a cada mês. A esponja não protege contra DSTs. Para diminuir as chances de contrair uma DST, o preservativo deve sempre ser usado. Mulheres que são alérgicas ao nonoxynol-9 não devem usar nenhum método de barreira que contenha espermicida.

De cada 100 mulheres *nulíparas que usam a esponja contraceptiva
Uso Típico: 24 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 20 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
De cada 100 mulheres *paríparas que usam esponja contraceptiva
Uso Típico: 24 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso Perfeito: 20 mulheres engravidam pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1

*Nulípara é um termo médico que significa que a mulher nunca deu a luz um bebê

*Parípara é o termo médico que significa que a mulher já deu a luz a um ou mais bebês

Como funciona a esponja contraceptiva?

Após a esponja contraceptiva ser colocada na vagina, ela previne contra uma gravidez por liberar um gel espermicida chamado Nonoxynol-9. Esse espermicida funciona matando ou paralizando o esperma que entra na vagina. Uma “ondulação” em um lado da esponja se encaixa no colo do útero e forma uma barreira ao esperma, impedindo-o de alcançar o óvulo. A ondulação também diminui as chances de a esponja se deslocar de lugar durante a relação sexual. O outro lado da esponja têm uma alça para melhor remoção. Existe apenas um tamanho de esponja.

Eu ou o meu parceiro seremos capazes de sentir a esponja?

A esponja é macia e, uma vez inserida adequadamente, você e o seu parceiro não serão capazes de senti-la. Se parecer desconfortável, pode ser que ela não esteja inserida de modo adequado. Se isso acontecer, reposicione gentilmente e devagar a esponja mais para o fundo da vagina até cobrir o colo do útero, mas cuidado para não pressionar sua unha através dela. Você deverá ser capaz de sentir a alça.

Como eu uso a esponja contraceptiva?

Primeiro lave suas mãos. Remova a esponja do pacote e molhe-a com duas colheres de sopa de água. Esprema a esponja uma vez. Isso ativará o espermicida. Após, insira a esponja na vagina deslizando na parede posterior até que ela esteja contra o colo do útero. O lado da ondulação da esponja deverá ficar virado para o colo do útero, e a alça deverá ficar no lado oposto do colo do útero. Certifique-se de que a esponja encobrirá todo o colo do útero. Você poderá inserir a esponja logo antes da relação ou muitas horas antes desta. Você terá alguma proteção contra uma gravidez por um total de 24 horas, não importanto quantas vezes você terá relação sexual.

Deixe a esponja dentro da vagina por pelo menos 6 horas após o término da relação sexual, mas não mais do que um total de 30 horas. Antes que você remova a esponja, lave suas mãos e segure a alça da esponja com um dedo. Puxe a alça gentilmente para remover a esponja. Certifique-se que a esponja esteja íntegra após a remoção. Então, joge fora. Se estiver espedaçada, você deverá remover todos os pedaços da vagina. Caso suspeite de que a esponja não esteja íntegra, entre em contato com seu médico.

E sobre realizar uma ducha vaginal após a relação sexual?

A ducha vaginal não é recomendada após a relação sexual, e o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetricia recomenda que as mulheres não façam ducha. A ducha vaginal não previne uma gestação. Não existe nenhum benefício e não é segura, uma vez que pode aumentar o risco de doença inflamatória pélvica, vaginose bacteriana (uma infecção da vagina), e gestação ectópica (implantação e um óvulo fertilizado fora do útero). Seu corpo faz tudo para mantê-lo limpo. Tudo o que você precisa usar para limpar a parte de fora da vagina é água e sabão. Entretanto, se você decidir por fazer a ducha apesar desse aviso, você deverá esperar pelo menos 6 horas após a relação para que o espermicida não seja removido.

Qual a eficácia da esponja contraceptiva em prevenir uma gestação?

A esponja contraceptiva é 88% efetiva com o uso típico. Isso significa que a cada 100 mulheres que usam a esponja, 12 ficarão grávidas em um ano com o uso  típico. A esponja contraceptiva é menos eficaz contra uma gestação para as mulheres que já tiveram um bebê.

A esponja contraceptiva protege contra DSTs?

Não, a esponja contraceptiva não protege contra DSTs. Na verdade, espermicidas não são recomendados para mulheres que matêm muitas relações sexuais em um mesmo dia já que a irritação causada por este pode aumentar o risco de contrair HIV.

Eu posso ser alérgica à esponja contraceptiva?

Alergia não é comum, mas algumas mulheres podem ser alérgicas à esponja contraceptiva ou a espuma de poliuretano ou ao preservativo. Se você usar a esponja e apresentar alguma queimação, coceira, vermelhidão, rash ou irritação, pare de usar a esponja e entre em contato com seu médico.

Devo usar algum outro tipo de contracepção com a esponja contraceptiva?

É melhor usar um preservativo masculino quando você utilizar a esponja contraceptiva. Isso irá aumentar a efetividade contra uma gestação e diminuir as chances de contrair uma DST.

Existe alguma outra informação de que eu deva saber?

Mulheres que usam a esponja contraceptiva ou outro método de barreira para controle de natalidade devem estar cientes que há um risco baixíssimo de contrair a síndrome do choque tóxico. A esponja contraceptiva não deve ser usada durante o período menstrual, ou se você já teve síndrome do choque tóxico, ou se seu parceiro tiver HIV/AIDS. Se você não sabe se seu parceiro é infectado, escolha outra forma de contracepção.

O preço da esponja contraceptiva varia, entretanto usualmente custa entre $ 9-15 dólares um conjunto de três.