Preservativo Feminino

Pontos-Chave
  • Os preservativos femininos são aproximadamente 75-82% efetivos em prevenir uma gestação e DSTs.
  • Os preservativos masculinos são mais efetivos que os preservativos femininos.
  • Não use preservativos femininos junto com preservativos masculinos.
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

female condom
Preservativo feminino

O preservativo  feminino é um revestimento usado pela mulher dentro da vagina durante a relação sexual. Existem dois tipos: o original, FC1, é feito de poliuretano, um tipo de plástico, mas que foi substituído pelo FC2, o qual é feito de nitrílica, um tipo de borracha sintética que não contém látex. O preservativo feminino age como uma barreira para o esperma masculino e muitas infecções sexualmente transmissíveis por revestir completamente a vagina. O preservativo feminino contém um anel em cada extremidade. Um anel, no fundo cego do revestimento, é colocado dentro da vagina. O outro anel, no fundo aberto do revestimento, fica fora da vagina após a inserção do preservativo. O preservativo feminino dá proteção contra gravidez e alguma proteção contra DSTs.

A cada 100 mulheres que usam preservativos femininos
Uso típico: 21 mulheres ficam grávidas pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1
Uso perfeito: 5 mulheres ficam grávidas pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1pregnant_1

Onde eu posso conseguir o preservativo feminino?

 Você pode conseguir o FC2 sem prescrição na maioria das farmácias e lojas de conveniência. O preservativo feminino vem em apenas um tamanho. Um preservativo FC2 custa em torno de $2.00 e $4.00 dólares.

E se eu precisar de mais lubrificação?

 O preservativo feminino já vem lubrificado quando você comprar, mas se precisar de mais lubrificação, você pode usar um lubrificante vaginal, como KY gel dentro do preservativo feminino ou no pênis.

Qual é a eficácia do preservativo feminino?

Se uma mulher usar o preservativo feminino todas as vezes que ela tiver relação sexual e seguir as instruções todas as vezes, ele é 95% efetivo. Isso significa que se 100 mulheres que usam preservativo feminino todas as vezes e sempre de maneira correta, 5 mulheres irão engravidar em um ano.

Embora seja óbvio que o preservativo feminino seja eficaz contra uma gravidez quando usado todas as vezes e sempre de maneira correta, o uso perfeito quase nunca acontece. Se uma mulher usar preservativo feminino, mas não de maneira perfeita, ele é 79% efetivo. Isso significa que se 100 mulheres usarem o preservativo feminino, 21 ou mais mulheres ficarão grávidas em um ano.

Como se usa o preservativo feminino?

O preservativo feminino pode ser inserido antes da penetração. Lave as mãos e encontre uma posição confortável, talvez de cócoras com os joelhos afastados ou deitada com as pernas dobradas e os joelhos afastados. Segure o preservativo feminino para que a abertura final fique para baixo. Você poderá colocar lubrificante fora da extremidade com o fundo cego para ajudar na inserção suave. Esprema o anel interno com seu polegar e dedo médio.

Insira o anel interno e o introduza na sua abertura vaginal. Com seu indicador, empurre o anel interno como uma bolsa subindo na vagina, para que o anel passe pelo seu osso púbico. Você pode sentir seu osso púbico dobrando seu dedo em direção a sua frente quando você já estiver alguns centímetros dentro da vagina. Certifique-se de ir devagar e com paciência. Certifique-se de que o preservativo não esteja torcido. O anel externo do preservativo feminino deve repousar contra os lábios externos da vagina. Aproximadamente 2 cm devem ficar para fora do corpo.

Você deverá guiar o pênis dentro do preservativo para que ele não entre na vagina durante a relação. Uma vez que o pênis estiver no preservativo dentro da vagina, ela  irá expandir e o preservativo irá se acomodar melhor.

Depois da relação, o homem não precisa retirar o pênis imediatamente. Para remover o preservativo feminino após a relação, aperte e gire o anel externo gentilmente para manter o esperma dentro. Puxe o preservativo para fora gentilmente e jogue-o fora em um saco de lixo. Não dê descarga e não o reutilize.

E se o preservativo escorregar para fora da vagina durante a relação?

Interrompa a relação imediatamente! Retire o preservativo cuidadosamente, para que o esperma fique dentro dele. Use um novo preservativo se você continuar tendo relação. Adicione mais lubrificante na abertura do saco ou no pênis e então insira o novo preservativo. Entre em contato com seu médico e pergunte sobre contracepção de emergência.

Existem reclamações relacionadas ao preservativo feminino?

Algumas pessoas reclamam que o preservativo feminino é barulhento se não for lubrificado corretamente,  e que o pênis pode escorregar fora do preservativo durante uma relação vaginal ou anal.

Posso usar um preservativo masculino junto com um feminino?

Não. Você nunca deverá usar um preservativo masculino ao mesmo tempo que um preservativo feminino!