Pílulas Anticoncepcionais: Como tomar

Pontos-Chave
  • Existem muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais.
  • A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm dois hormônios: estrogênio e progesterona. Estas são denominadas contraceptivo hormonal oral combinado.
  • Pílulas anticoncepcionais também são chamadas de “contraceptivos orais” (ACO) ou “pílulas hormonais” (Pílula).
  • This guide in English
  • Esta guía en Español

pilulas anticonceptcionais

A cartela mais comum de pílulas contém 21 pílulas hormonais ativas e 7 pílulas placebo, mas algumas cartelas têm 23, 24, 26 ou até 28 pílulas ativas. O exemplo demonstrado na tabela abaixo é de uma cartela de 28 comprimidos na qual você toma 21 pílulas hormonais ativas e 7 pílulas placebo, que não contêm nenhum hormônio ativo. Essas 7 pílulas são apenas “lembretes” e existem na maioria das marcas. Elas são tomadas durante a quarta semana, incluindo seu período menstrual. Com cartelas que contêm 24 pílulas ativas, as últimas quatro são “lembretes” ou as últimas sete pílulas têm menores quantidades de hormônio. Seu médico irá dizer se você irá tomar as pílulas ativas de maneira contínua ou em ciclos como demonstrado abaixo.

  1. Para tomar a pílula, siga as instruções na cartela. Seu médico irá explicar como você usará sua cartela. Você será orientada a começar usar a cartela em um domingo, no primeiro dia da sua menstruação, ou no dia em que você consultou com seu médico.
  2. Você deve tomar a pílula todos os dias, no mesmo horário, até o fim da cartela. Tome a pílula junto com alguma atividade que você faça regularmente para que não se esqueça. Por exemplo, você pode deixar a sua cartela junto à escova de dentes, ou programar o alarme do seu celular como um lembrete. O melhor horário para tomar a pílula é trinta minutos depois de uma refeição completa como o jantar ou antes de dormir. Você pode ter um pouco de náusea no primeiro mês, mas ela geralmente vai embora com o tempo. Algumas mulheres jovens que tomam a pílula ao levantar pela manhã são mais propensas a apresentar náuseas, especialmente se elas pularem o café da manhã. Então tomar a pílula na hora de jantar pode melhorar esse sintoma.
  3. Após completar uma cartela de 28 dias, você deve iniciar imediatamente uma nova cartela no dia seguinte. Durante a quarta semana do ciclo da pílula, você deverá menstruar. Sua menstruação irá cessar quando você iniciar a nova cartela.

como tomar pilulas anticonceptcionais

Posso tomar mais do que 21 dias de pílula em sequência?      

Algumas meninas preferem tomar 42 pílulas (2 cartelas de pílula), 63 pílulas ou até continuamente devido às cólicas, TPM ou conveniência. Na verdade, existe um tipo de pílula que vem em uma cartela de 84 pílulas e 7 pílulas lembretes, e outra que vem com 84 pílulas e 7 pílulas com baixa dose de estrogênio. Converse com o seu médico se o regime estendido das pílulas faz sentindo para você.

A tomada estendida das pílulas funciona melhor com pílulas monofásicas (todas da mesma dose, todas com a mesma cor). O lado negativo é que algumas meninas podem apresentar com irregularidade menstrual ou escape inesperado e alguns seguros de saúde podem não autorizar cartelas extras sem uma razão médica.

E se eu esquecer de tomar uma ou mais pílula anticoncepcional combinada?

Cartelas de pílulas contraceptivas combinadas contendo 28 comprimidos contêm 3 semanas de pílulas hormonais ativas e 1 semana de pílulas “lembretes” inativas.

Se você esquecer 1 pílula ativa:

  • Tome-a assim que possível e continue tomando as outras pílulas no horário usual. Você pode tomar 2 pílulas no mesmo dia (uma no horário que você lembrou e a outra no horário usual) ou até 2 ao mesmo tempo.

Se você esquecer 2 ou mais pílulas em sequência:

  • Tome a pílula esquecida mais recente assim que possível
  • Descarte as outras pílulas esquecidas
  • Continue tomando as outras conforme o horário usual.
  • Você pode tomar duas pílulas em um mesmo dia (uma no momento em que se lembrar e a outra no horário usual).
  • Se você esqueceu de tomar as pílulas ativas na terceira semana ou em sequência (dias 15-21 da cartela de 28 comprimidos), não tome as pílulas lembretes, mas termine as pílulas ativas
  • Então, inicie imediatamente uma nova cartela.
  • Se você for sexualmente ativa e esqueceu 2 pílulas, use preservativo todas as vezes que mantiver relações sexuais, ou não tenha relações até que você tenha tomado 7 pílulas em sequência.
  • Fale com seu médico sobre se você deverá usar contracepção de emergência, especialmente se você esqueceu as pílulas da primeira semana da cartela, ou manteve relações sexuais nos últimos 5 dias.
Contracepção de emergência é recomendada se você manteve relações sexuais desprotegidas durante o período que esqueceu as pílulas. Pessoas de todas as idades podem comprar Plan B One-StepTM sem identidade ou prescrição. Outro tipo de contracepção de emergência é chamado EllaTM, e qualquer um consegue uma prescrição para comprá-la.

E se você esquecer de tomar uma ou mais pílula de progesterona?

  • Se você esquecer até uma pílula de progesterona com até 3 horas de atraso tome assim que possível e use preservativos (ou outro método contraceptivo) por pelo menos 2 dias.
  • Tome a próxima pílula como o usual (você poderá ter que tomar duas pílulas num mesmo dia).
  • Continue tomando o resto da cartela como você normalmente faria. Comece a nova cartela no tempo certo. Se você tiver mantido relações sexuais nos últimos 5 dias, fale com seu médico sobre a necessidade de contracepção de emergência.
Se você achar que estiver esquecendo de tomar as pílulas com frequência, fale com seu médico sobre usar outro tipo de método contraceptivo que for mais conveniente para você.