Seu Primeiro Exame Ginecológico

This guide in English Esta guía en Español
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Smiling doctor talking to her patient in an office at the hospitalVocê deve estar preocupada com seu primeiro exame ginecológico. É normal ficar ansiosa sobre algo quando não se sabe o que esperar. É também normal sentir-se envergonhada. Nós esperamos que, após ler este guia, você ficará certa de que se trata de um exame simples, indolor e rápido. Seu médico/sua médica entende como você se sente e será compreensivo (a) e gentil, te ajudando a relaxar e a esclarecer qualquer dúvida que você tiver.

O que é um exame pélvico ou ginecológico?

O exame pélvico é uma maneira de seu médico/sua médica examinar os órgãos femininos e identificar qualquer problema ginecológico.

Quando devo realizar meu primeiro exame ginecológico?

female reproductive system_portugueseA maioria dos médicos concorda que você deve ter seu primeiro exame quando apresentar sintomas como corrimento ou dor, ou quando você fizer 21 anos, o que vier primeiro. Existem outras razões importantes pelas quais você pode precisar de um exame pélvico.
Estas incluem:

  • Dor inexplicada na parte inferior do abdômen e/ou em torno da área pélvica, onde se localiza a vagina
  • Corrimento ou umidade vaginal na calcinha que cause coceira, queimação ou mau cheiro, especialmente se você manteve relações sexuais
  • Ausência de início de menstruação naidade de 15 ou 16 anos
  • Sangramento vaginal que dure mais de 10 dias
  • Atraso menstrual, especialmente se estiver tendo relações sexuais
  • Cólicas menstruais fortes que façam você perder a escola

Lembre-se, não importa que idade você tenha ou se você é sexualmente ativa, se você apresentar qualquer um dos sintomas listados a cima, você deve marcar uma consulta com o seu médico ou ginecologista.

Eu vou precisar de um exame ginecológico se eu for virgem?

Mesmo se você for virgem (nunca teve relações sexuais vaginais), você pode precisar de um exame pélvico se apresentar qualquer um desses sintomas. Ter um exame pélvico não significa que vai mudar alguma coisa, assim como usar absorvente interno não muda o seu hímen (a pele que cobre parcialmente a entrada da vagina).

O que devo fazer antes do exame?

  • Quando você marcar a sua consulta, avise a secretária ou a enfermeira de que esse é o seu primeiro exame pélvico. A enfermeira pode responder qualquer uma de suas perguntas e explicar o que você deve esperar para não ficar tão preocupada.
  • NÃO tenha relações sexuais, não use creme vaginal ou duchas por 24 horas antes do exame.

Que tipo de perguntas o meu médico ginecologista fará?

Seu médico/sua médica fará perguntas sobre:

  • Sua saúde geral, alergias e medicações que estiver usando
  • Seu ciclo menstrual, por exemplo, que idade você tinha quando menstruou pela primeira vez, quanto tempo suas menstruações duram, com que frequência elas aparecem, quanto você sangra, o primeiro dia da sua última menstruação, se você teve cólica; e em qual idade seus seios começaram a se desenvolver
  • Se você já teve relações sexuais ou se sofreu abuso sexual
  • Se você teve coceira vaginal ou algum corrimento anormal ou cheiro forte na vagina

Prepare-se:

  • Se você achar útil, sua mãe, irmã ou amiga poderão ficar com você. Poderá haver uma enfermeira ou assistente na sala também.
  • Após você ter fornecido sua história médica, ser pesada e ter sua pressão arterial verificada, irão pedir para você colocar um roupão do hospital.
  • Você terá que tirar toda a sua roupa, incluído calcinha e sutiã. Um exame de mamas é geralmente feito como parte da rotina desse exame.

O que acontece durante o exame?

  • Seu médico/sua médica vai explicar as diferentes partes do exame e pedir para que você se deite na mesa de exame. Será dado um lençol para que você ponha sobre a barriga e pernas.
  • Será solicitado para você se posicionar no final da mesa e colocar seus pés em “estribos” (para apoiar seus pés).
  • Com seus joelhos dobrados, será solicitado para você deixar cair seus joelhos para os lados permitindo com que suas pernas se afastem.

Esta é, geralmente, a parte em que algumas mulheres sentem-se envergonhadas. Seu médico/sua médica deve fazê-la se sentir segura e tranquila. É importante dizer a ele (a) se estiver com medo, nervosa ou desconfortável.

Existem 3 partes do exame pélvico. Às vezes, nem todas elas são necessárias. Pergunte ao seu médico/sua médica quais delas serão feitas no seu exame.
vagina_portuguese
O Exame Externo (Parte 1): seu médico/sua médica olhará primeiro a parte externa da sua vagina (clitóris, lábios, abertura vaginal e ânus).

O Exame Especular (Parte 2):

  • O espéculo é um material feito de metal ou plástico. Seu médico/sua médica irá delicadamente colocá-lo dentro de sua vagina. Após inserido, ele será gentilmente aberto para que o (a) médico (a) consiga visualizar seu canal vaginal e cérvice (o colo do útero). Se você quiser, você pode pedir para ele/ela um espelho para que consiga ver como sua cérvice se parece.
  • Após olhar a vagina e cérvice, seu médico/sua médica pode pegar um pequeno palito de plástico e uma pequena escova especial e gentilmente coletar algumas células da sua cérvice. Este é um exame Papanicolau, o qual pode detectar qualquer mudança precoce na cérvice antes de se tornar um câncer. A maioria das meninas tem um exame Papanicolau normal.
  • Se você estiver apresentando corrimento vaginal, seu médico/sua médica colherá outra amostra para analisar a presença de fungos ou outras causas de corrimento.
  • Se você estiver tendo relações sexuais, seu médico/sua médica colherá outra amostra da sua cérvice e/ou vagina e um teste urinário para a pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis. Quando todas essas amostras forem coletadas, seu médico/sua médica gentilmente irá fechar o espéculo e tirá-lo da vagina.

O Exame Bimanual (Parte 3):

  • A última parte do exame pélvico é realizada para a avaliação dos órgãos femininos (trompas, ovários e útero). Seu médico/sua médica vai inserir um ou dois dedos na sua vagina. Com a outra mão, ele irá gentilmente fazer uma pressão na parte de baixo da barriga. Você pode sentir um pequeno desconforto ou pressão quando ele (a) pressionar alguns lugares, mas não deverá doer. Se você sentir dor é importante comunicá-lo (a).
  • Às vezes seu médico/sua médica irá fazer um exame retal. Isto envolve introduzir um dedo no seu ânus (a abertura pela qual as fezes saem do seu corpo). Este é geralmente feito ao final do exame bimanual. Assim como outras partes do exame, se você relaxar e respirar profunda e calmamente, não deverá ser desconfortável.

O que acontece depois que o exame acabar?

Quando o exame acabar, seu médico/sua médica dirá o que ele (a) achou, se o seu exame está normal, se você precisará tomar alguma medicação, como você pegará o resultado do Papanicolau e dos outros testes, e quando terá sua próxima consulta.

Realizando um exame pélvico e um Papanicolau e informando seu médico/sua médica sobre a presença de corrimento anormal e/ou dor, você estará cuidando da sua saúde reprodutiva.