Contracepção: Informações Gerais

Pontos-Chave
  • Decida-se como prevenir gravidez e DSTs antes de se tornar sexualmente ativa.
  • Métodos contraceptivos variam em eficácia e custo.
  • O uso de dois métodos (tais como pílulas anticoncepcionais e preservativos) diminuem consideravelmente suas chances de engravidar e contrair uma DST.
  • This guide in English
  • Young men's version of this guide

contraceptivesComo uma adolescente ou uma mulher jovem, você pode estar começando a pensar o que significa estar envolvida em um relacionamento com relação sexual. Existem muitas coisas sobre as quais você precisa pensar antes de decidir começar a transar, como, por exemplo, se esta é a pessoa certa, se este é o momento certo da sua vida e em como você se sentirá se o relacionamento acabar. Se você se decidir por transar, você tem que pensar em como se prevenir para não engravidar e em como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Se estiver pensando em ter relações sexuais, você deve falar com seus pais, ou com seus cuidadores, com algum adulto de sua confiança ou com o seu médico. É uma boa ideia discutir sobre todas as suas opções e sobre todas as suas dúvidas e preocupações para que você faça uma boa decisão. Este pode ser um momento bem confuso para você, e é sempre bom ter alguém para conversar.

Quais tipos de contracepção existem?

Existem muitos tipos de contracepção, que variam em eficácia para prevenção de uma gravidez, em custo, em facilidade de uso e em eficácia para a proteção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Usando dois métodos contraceptivos como, por exemplo, as pílulas anticoncepcionais e o preservativo, a proteção tanto contra uma gravidez quanto contra uma DST aumenta. Os homens usam alguns tipos de contracepção e as mulheres usam outros tipos de contracepção. Se você estiver tendo relações sexuais com um homem, será bom saber sobre todos os tipos de métodos contraceptivos masculinos e femininos. Juntos, você e seu parceiro podem decidir a melhor opção para vocês dois. Qualquer que seja o tipo de contracepção que um de vocês use, ele pode ter efeito na saúde de ambos. Apenas mulheres podem engravidar, mas tanto homens quanto mulheres podem contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Se você tem relações sexuais, você está sempre em risco para gravidez e DSTs, mas se você praticar sexo seguro, com apenas um parceiro (que não esteja infectado e que não tenha outras parceiras sexuais) e você tomar uma boa decisão sobre contracepção, você reduz bastante o seu risco.

Os métodos contraceptivos incluem:

Mais Efetivos:

Efetivos:

Menos Efetivos: